Elementos Internos do Templo Rosacruz

Thiago Garcia Tamosauskas

Após a abertura do templo a primeira coisa que se vê é uma sala de preparação, geralmente escura, na qual os membros da loja podem deixar seus pertences pessoais e munirem-se de seus aventais ritualísticos.  Para entrar entretanto é preciso provar suas credenciais ao Guardião Externo que abriu as portas.  Daqui se prossegue para a Antecâmara do Templo.

Antecâmara do Templo: Esta sala é muito querida pelos iniciados pois representa a passagem da escuridão para a luz, da ignorância para o conhecimento, do finito para o infinito. É um cômodo que existe entre a entrada do templo e a loja. Possui luz suave e decoração agradável (geralmente de estética egípcia da época de Akhenaton). A partir daqui os membros da loja já devem manter especial referência e seguir algumas regras de conduta, evitando conversas, mantendo silêncio, portando-se dignamente e demonstrando retidão em todos os níveis, incluindo meios simbólicos.  Na antecâmara há uma entrada para a loja.

Antecâmara rosacruz

A Câmara do Templo: Esta é uma outra sala que dá acesso a loja mas que permanece oculta acessível por uma passagem secreta na Antecâmara. Aqui entre outras coisas ocorre a primeira parte da primeira iniciação é conduzida. É a tumba do Silêncio, o Abismo das Trevas, o Local do Terror. Isso é tudo que pode ser dito.

A Loja Rosacruz

 

 

A loja é o recinto central no interior de um Templo Rosacruz dedicado a convocações gerais, estudos e praticas místicas. Suas quatro estações representando os quatro elementos e também os pontos cardeais fazendo desta uma réplica tanto do micro quanto do macrocosmo. Acima dela o teto remete ao céu e as estrelas do mundo imaterial.

LESTE

O Leste (topo da ilustração) é o primeiro ponto do horizonte de onde provém a Luz Maior da qual todos os irmãos e irmãs buscam a iluminação. Por essa razão o leste recebe uma saudação especial quando os membros entram na loja.

Para o rosacruz observando o Leste o ser humano testemunhou o “símbolo da vida” e soube que as Leis de Deus seguem uma lógica e perfeita. O nascer do sol todos os dias com infinita exatidão sugeriu ao ser humano a continuidade e imortalidade da vida e a regularidade matemática cosmos. É no leste que ficam o altar, a estação do o Mestre da loja, bem como a Columba e a urna do fogo vestal. Veremos estes elementos mais adiante.

SUL

O Sul é lugar onde simbolicamente o Sol brilha com máxima Luz e intensidade. Por esta razão, no templo rosacruz é daqui que partem as preces e sagradas bênçãos do serviço pela voz do Capelão. É aqui também que fica o representante masculino da dupla de cantores.

OESTE

A estação Oeste é onde o Sol da vida lentamente se abandona ao término da sua jornada. Por esta razão é mais ligada as coisas materiais do que espirituais.  É neste local que fica a Mater, que simboliza a mãe espiritual de todos os membros da Fraternidade.

NORTE
A estação Norte representa onde o Sol não lança a luz com toda sua força. É o abismo do mal e o vale da morte, o reino das trevas e das horas noturnas. Por essas razões é simbolicamente é por aqui que entram os neófitos em busca da Iniciação. Aqui também ficam o Guardião Interno e a representante feminina da dupla de cantores.

O Shekinah

No centro do templo temos o coração e o quinto ponto da loja, o lugar onde todas as linhas se cruzam e onde fica o altar triangular denominado Shekinah, equivalente a rosa da cruz. ‘Shekinak’ é uma antiga palavra egípcia que foi incorporada no vocabulário hebraico com o mesmo simbolismo de ser o fogo, o calor, o fervor, a flama e a luz  da presença divina. No templo é também símbolo do poder concentrado da Assembleia de frateres e sorores.

O Shekinah é um altar triangular de cerca de um metro de altura e igual medida em cada um dos seus três lados. Seus topo é coberto com cetim vermelho e suas bordas enfeitadas com um cordão dourado. Cada uma das laterais trás ainda uma cruz rosacruz dourada com cerca de 50 cm de altura e 30 cm de largura. No topo do altar – que pode ter um vidro para proteger o cetim vermelho há três velas, cada uma em uma das pontas do triangulo que quando acesas pela Columba simbolizam as a Luz, a Vida e Amor do Sagrado Triângulo Rosacruz. As três velas nos lembram ainda a lei sagrada de que não menos do que três ‘pontos’ são necessário para uma perfeita manifestação existir. Uma de suas pontas aponta para Oeste e as outras duas para o Norte e o Sul. Incenso pode ser queimado no centro do triangulo.

O SANCTUM

O Shekinah recebe seu poder pelas vibrações místicas e sagradas geradas no leste da Loja Desta forma o Sanctum – o local mais sagrado de cada templo – é a área entre o Skekinah e a plataforma Leste. Este local, salvo raras oacsiões só pode ser atravessado pelo Mestre da loja e pela Columba. Na ponta oeste do sanctum, de frente parao altar, está a Urna do Fogo vestal: símbolo de luz, vida e amor. Desta forma a “Presença de Deus” é levada pado Leste para ‘O Coração da alma do templo”.

Arquétipos dentro da Loja Rosacruz

Toda loja rosa cruz depende do bom serviço de seus membros para funcionar. Alguns deles assumem dentro da loja papeis arquétipos importantes. Enquanto estiverem servindo devem ser tratados como de fato sendo aqueles papeis. Uma soror deixa de ser chamada pelo seu nome para ser a MATER, um frater deixa de atender pelo seu nome para ser de fato o Guardião.

O Mestre

Embora esse papel possa ser ocupado por homens ou mulheres, ele representa o arquétipo do Grande Pai. É ele que do altar conduz as cerimônias e dirige os membros do templo durante os rituais e iniciações. Representa  simbolicamente a luz maior dentro do templo e serve como um meio e um mensageiro das irradiação desta luz.

Deve-se dizer que o status de Mestre da loja rosacruz segue o princípio de que “aquele que for o maior entre vós deve ser o que mais serve”. Seu título e posição surgem de seu valor, habilidade, caráter e desejo de servir e sua atuação está limitada pelos regulamentos da ordem e pelos decretos do imperator.

A Matre

Simboliza o arquétipo da Grande Mãe dentro do templo e tem uma autoridade como a do Mestre, mas uma forma diferente de atuação. É a mãe no sentido material e espiritual de todos os membros da loja e a ela devem ser confiados aqueles problemas íntimos e pessoais que só uma figura materna pode entender e confortar. Ela busca a ajuda necessária nos demais membros da loja para que o auxilio espiritual ou material seja feito. É a mãe que entende, que simpatiza e que sabe e confia, que ama e se sacrifica por nossa felicidade.

O Cantor e Cantora

Posicionados nas estações Norte e Sul a dupla de cantores tema importante missão de guiar e liderar os demais membros em na evocação de uma série de sons vocálico que possuem diferentes porem sempre benéficos propósitos.

Capelão

Situado no Sul da loja, onde simbolicamente o Sol brilha mais forte o capelão é o porta voz de Deus no templo. Dele partem as preces, as sagradas bênçãos e os discursos da iniciação. É o representante do arquétipo do sábio eloquente.

Guardiões

Estes símbolos de força e autoridade são responsáveis por manter a ordem e a regra do templo. O Guardião Interno cuida dos procedimentos de dentro da loja, enquanto que o Guardião Externo cuida da entrada e da saída adequada dos membros.

Columba

Sendo a representante do arquétipo da Pureza esta figura análoga as virgens vestais dos romanos e sacerdotisa egípcias tem uma grande importância dentro da loja rosacruz, mantendo o fogo sagrado aceso, purificando o templo e servindo de guia para todos nas iniciações e nas operações ritualísticas

A palavra columba de fato significa pomba, um importante símbolo místico e religioso rosacruz. Ela possui uma cadeira permanente ao Leste do Templo que só pode ser ocupado por ela. Ela representa a Consciência Pura de cada frater ou soror da loja. Quando ela fala todos devem se calar pois da boca da inocência vem a sabedoria e do florescer da consciência vem a verdade. As meninas indicadas como columbas devem ter entre 13 e 18 anos de idade e podem servir até os 21 anos enquanto mantiverem a virgindade.

Além desses citados a equipe ritualística possui outros cargos e papeis importantes como o Portador do Archote, o Sonoplasta, o Guia e o Arauto, mas o conhecimento aqui exposto basta para uma compreensão inicial do que se passa dentro de um templo rosacruz,

Postagem original feita no https://mortesubita.net/sociedades-secretas-conspiracoes/elementos-do-templo-rosacruz/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *