A cabeça e o coração na aventura iniciática

Jean DUBUIS

Já dissemos que o homem é um ser duplo. Para sustentar nossas palavras, na Cabala como no esoterismo, muitas vezes usamos a imagem de um grande rei, mestre de nossas estruturas invisíveis e espirituais, e a de um pequeno rei, mestre de nossas estruturas físicas e materiais. Cada um deles tem o poder de agir em seu próprio domínio, mas não pode agir no domínio do outro; com uma exceção feita para o grande rei que pode em caso de extrema urgência intervir brutalmente para fazer soar o apito do pequeno rei.

É o Centro do coração que serve de canal para que o grande rei transmita os impulsos do Invisível, em particular os do Amor Universal. É com o cérebro que o pequeno rei administra os assuntos deste mundo e que decide se comunicar ou não se comunicar com o grande rei.

Na segunda hipótese, ele entra no campo do irracional, sendo sua atividade essencialmente intelectual, e não tanto coração. Lembremos que o objetivo essencial de nossas aulas é fornecer ferramentas para abrir a porta entre o reino do grande rei e o reino do pequeno rei. O pequeno rei, em outras palavras “eu”, tem que estar disposto a levantar-se de seu trono para consultar e ouvir seu irmão mais velho que, “Ele” só pode agir de acordo com o Devir do ser. Isso implica que devemos deixar do lado de fora todas as nossas roupas velhas e estar prontos para usar novas.

Ao transmitir as ferramentas de “polimento” interno, nossos cursos (Alquimia, Cabala e Esoterismo) visam essencialmente à iniciação, mas a uma iniciação ritmada. Essa é uma iniciação ritmada em que as percepções despertam gradualmente e em que o cérebro da terra tem tempo para se acostumar com a nova norma que aparece.

Especifiquemos que é sempre necessário nestes momentos colocar as coisas em perspectiva entre o mundo da terra e os outros mundos. Com efeito, não é raro, após contatos internos durante a “Escola da Noite”, por exemplo, não sabermos mais, por falta de atenção, a origem dos conhecimentos adquiridos subitamente. Então, querendo descobrir de onde veio, começamos a percorrer em vão uma série de livros em que pensamos tê-lo descoberto.

O estudante do Caminho também deve saber que nem todas as iniciações são felizes. Mais algumas resultam em um despertar inconveniente descontrolado. Neste caso, o cérebro da terra fica deslumbrado pelo poder e pela luz transmitida do centro desperto e não pode mais verificar a origem da percepção sensorial. A consequência é que o sujeito vai se comportar de acordo com os dados do mundo interno e seu comportamento se torna inconsistente com o mundo da terra. A iniciação descontrolada, cujo efeito já não permite respeitar a separação de ambos os reinos ou distinguir o que pertence a qual, leva a numerosos transtornos mentais.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/espiritualismo/a-cabeca-e-o-coracao-na-aventura-iniciatica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *