Imagine que Mick Jagger, Bono, Axl Rose ou Eddie Vedder morressem no auge de suas bandas e a mesma decidisse buscar um substituto. Quais seriam as chances de o disco seguinte, com o novo vocalista ser um sucesso de vendas e não somente isso: ser o mais vendido de toda a carreira da banda? Essa é a mágica que os australianos do AC/DC conseguiram com Back in Black.
O disco soa ao mesmo tempo como uma homenagem e uma satírica sacada contra os vícios que levaram Bon Scott a engasgar e ser morto pelo próprio vômito dentro do carro de um amigo. A faixa de abertura, Hell’s Bells, começa com o soar fúnebre de um sino e termina mostrando que o grupo voltou com tudocom Brian Johnson anunciando que se você é “do mal”, então é um “dos meus”. Mais do que isso ouvir a faixa título é ouvir o próprio diabo dizendo que nada nem ninguém pode parar o rock’n roll, pois ainda que todos os grandes astros morressem de acidentes e overdoses, ele sempre ressurgirá das trevas e sairá espumando da boca de um novo alguém.
Segundo Gavin Baddeley, autor de livros sobre rock e ocultismo, como Raising Hell e Lucifer Rising este é o satanismo “colarinho azul” e “sujo de graxa” de AC/DC: “Profetas sacanas da patrulha dos pecadores com uma garrafa de cerveja em uma mão e um cigarro quase caindo do canto de suas bocas.”
Lançado na época da New Wave, Back in Black é um murro seco na cara dos engomadinhos do Duran Duran e similares. Na época ele provocou protestos feministas. Mas como se dizia na época: Não há mulher que não goste de apanhar, mas há homens que não sabem bater. AC/DC concorda pois eles souberam bater… ao menos nesse disco.
Back in Black
Back in black I hit the sack I’ve been too long Ii’m glad to be back [I bet you know I’m…] Yes, I’m let loose From the noose That’s kept me hanging about I’ve been looking at the sky ’cause it’s gettin’ me high Forget the hearse ’cause I never die I got nine lives Cat’s eyes Abusin’ every one of them and running wild ’cause I’m back Back in the black Well, I’m back, yes I’m back Hooo yeah Out of the sight |
Tradução de Back In Black (De volta do luto) De volta do luto Porque eu estou de volta De volta num banco de trás de um Cadillac Porque eu estou de volta Sem ser visto. |
Nº 37 – Os 100 álbuns satânicos mais importantes da história
Postagem original feita no https://mortesubita.net/musica-e-ocultismo/back-in-black-ac-dc/
[…] Postagem original feita no https://mortesubita.net/musica-e-ocultismo/back-in-black-ac-dc/ […]