Black Ice, AC/DC

A presença de Highway to Hell, Back in Black e The Razor´s Edge na nossa lista já é uma amostra de como AC/DC é praticamente a trilha sonora do chamado satanismo moderno. Poderiamos sem dúvida incluir nesta lista qualquer outro álbum da banda, mas não é porque cada faixa da discografia deste grupo é um exemplo perfeito do que a celebração materialista deveria ser que Brian Johnson e compania não deixariam espaço para Satã cantar pela boca de outros rock stars. Assim, podemos fazer vista grossa e deixar de citar obras primas como “For Those About to Rock” e “Let There Be Rock”. Mas não podemos deixar de falar de Black Ice.

O chifres e o pentagrama invertido aparecem no encarte, o diabo é citado nas letras das músicas e a farra hedonista de sempre aparece em todas as músicas. Mas o motivo deste álbum estar nessa posição privilegiada de nossa contagem é muito mais sutil. Apesar das várias brincadeiras de Angus Young nas entrevistas sobre o título deste trabalho, os fãs de Neuromancer vão logo entender a mensagem.

Para quem não sabe, Neuromancer foi o livro que inaugurou o gênero Cyberpunk e influênciou enormemente a cultura digital vindoura. Foi para os primeiros “marginais virtuais” o que “On the Road” foi para a geração hippie. Neste livro os ICE`s são os “Intrusion Countermeasures Electronics” (Contramedidas Eletrônicas de Intrusão), algo que hoje chamariamos de Firewalls. Na história, as interfaces neurais já são uma realidade e o “Black Ice” é um programa criado não apenas para impedir as invasões, mas matar os cowboys do ciberespaço.

Sendo Black Ice o primeiro álbum de AC/DC no século XXI, é natural que a mesma irreverência rebelde de sempre, seja apresentada numa roupagem apropriada ao espírito desta época. A referência a cultura hacker não para por ai. O lançamento de Black Ice (o álbum) abusou da divulgação digital viral como ferramenta de promoção. Para se ter uma idéia o grupo se recusou a colocar o álbum para ser vendido via iTunes numa clara ofensa contra o monopólio da Apple sobre a música digital e o ‘video clipe’ promocional foi divulgado no formato de uma planilha comercial tipo Excel usando frames em ASCII-Art, para que ao contrário do que acontece com os formatos de vídeo ele não pudesse ser bloqueado por administradores de redes que não querem que as pessoas se divirtam no trabalho.

Pense bem, satanistas se orgulham de ser elitistas, rebeldes e independentes, qualidades que se encaixariam na definição de qualquer hacker de verdade. Se resta alguma dúvida uma breve leitura do famoso Manifesto Hacker pode saná-las. Palavras que poderiam ter sido escritas por LaVey. Nele lemos:

“Nós buscamos por conhecimento…e você nos chama de criminosos. Nós existimos sem cor de pele, sem nacionalidade, sem preconceito religioso…e você nos chama de criminosos. Você constrói bombas atômicas, você empreende guerras, você assassina, engana e tenta nos fazer acreditar que é para nosso próprio bem, contudo nós somos os criminosos. Sim, eu sou um criminoso. Meu crime é a curiosidade. Meu crime é  julgar as pessoas pelo que eles dizem e pensam e não pelo que se parecem. Meu crime é ser mais inteligente do que vocês, algo pelo qual você nunca me perdoará. Eu sou um hacker, e este é meu manifesto.”

Seria ridículo dizer que os integrantes do AC/DC sejam hackers, assim como seria ridículo dizer que são satanistas, mas isso apenas para as definições limitadas que as pessoas têm do que é um hacker e do que é um satanista. O mundo em que vivemos muda a todo segundo e dificilmente uma década é uma simples cópia da década anterior, mas os seres humanos continuarão sendo humanos onde quer que nasçam. Como Petridis escreveu para o Guardian.co.uk: “O capitalismo ocidental pode entrar em colapso mas ao menos podemos ter certeza que [Angus] Young estará em um palco, tocando sua guitarra em alguma música sobre sexo e rock and roll, vestindo bermuda, blazer e seu boné.”

Sobre o futuro Brian Johnson confessa que não tem bolas de cristal e em entrevista a Reuters é agnóstico: “Vou deixar na mão dos deuses. A vida é o que é, você sabe. Se você começa a planejar com muitos detalhes, ela te dá um chute no traseiro”. Mundanos, Tarados e Céticos como todo bom satanista. Seja qual for o formato que o ideal luciferino tomar nos próximos séculos, AC/DC será sempre lembrado como a banda que soube representá-lo em seu tempo. Se o “Rebelde” é um arquétipo eterno, o “Hacker” é sua roupagem mais atual. Black Ice!

Black Ice

 

Well the devil may care,
You toss ‘em back and be a man,
With the last time,
Black ice,
End of it all, end of the line,
End of the road,
Black ice,
Black ice,

Come on and bleeding out the crowds,
We’re watching all the women go,
Many a mile I’ll never take,
I run for forty miles and come up runnin’ late,
Don’t you know I live it down,
When the devil come a callin’ I aint gonna be around,
Black ice,
Black ice,
Black ice,
The devil come a callin’ I aint gonna be around,
Black ice,

Livin’ long, livin’ long,
Sleep all alone, you’re gonna take it all,
And I’m gonna rip it out,
I’ll kick, I creep crawl down your street,
I’ll gouge your eyes out,
Black ice,
Black ice,
Black ice,
Black ice,

My life,
Black ice,
My life,
Black ice,
My life,
When the devil come a callin’ I aint gonna be around,
I’ll kick, I creep crawl down your street, and gouge your eyes out,
Black ice

Tradução de Black Ice

Bem, o diabo pode se importar,
Rebata e seja um homem,
Com a última vez,
Black Ice,
Fim de tudo, fim da linha,
fim da estrada.
Black Ice,
Black Ice,

Vamos lá e sangrando as multidões
Nós assistimos todas as mulheres,
Com muitas não andarei nem uma milha,
Eu corro por quarenta milhas e venho correndo até tarde
Você não sabe eu vivo até o fundo,
Quando o diabo vier chamando eu nem estarei mais aqui.
Black Ice,
Black Ice,
Black Ice,
O diabo vem chamando eu não estou mais aqui.
Black ice,

Vida longa, vida longa,
Dorma sozinho, você vai conseguir tudo,
e eu vou pegar tudo para mim.
Eu chuto e venho me esgueirando pela sua rua
Eu engano os seus olhos,
Black Ice,
Black Ice,
Black Ice,
Black Ice,

Minha vida,
Black Ice,
Minha vida,
Black Ice,
Minha vida,
Quando o diabo fizer o chamado, eu não vou estar mais aqui,
Eu chuto, Eu me esgueiro pela sua rua, eu engano seus olhos.
Black Ice

 

Nº 42 – Os 100 álbuns satânicos mais importantes da história

Postagem original feita no https://mortesubita.net/musica-e-ocultismo/black-ice-ac-dc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *