Chochma – A Sabedoria

Por Moshe Miller

Chochma é a Sefira da Sabedoria e do potencial para ser algo.

1) O Zohar divide a própria palavra chochma em duas palavras: “koach” e “mah”. “Koach” significa “potencial” e “mah” significa “o que é”. Assim, chochma significa “o potencial do que é”, ou “o potencial de ser”. Este aspecto de chochma descreve o estado de chochma em relação à sefirá de keter. Como chochma emana de keter, ele “aparece” em um estado obscuro e indefinido. É apenas um ser potencial. É praticamente não-ser. Assim, o versículo afirma, “e chochma emerge do nada” (Jó 28:12). Em outras palavras, está em um estado de fluxo constante entre o ser e o não-ser – entre a revelação, o primeiro ponto do ser imanente, e a não-revelação, pois retorna ao seu estado de potencial e se funde em sua fonte, keter. Chochma pisca dentro e fora da existência. A Luz Infinita, assim, torna-se unificada no mundo de Atzilut, vestindo-se primeiro na sefirá de chochma.

2) O segundo aspecto da sefirá de chochma é que é a primeira das sefirot imanentes ou residentes. É por isso que é chamado de início; Salmos (111:10) declara “reishit chochma…” – “chochma é a primeira, a cabeça”, isto é, a primeira das sefirot imanentes, o começo e a raiz do ser imanente. Keter é a sefirá abrangente da qual todas as outras sefirot são geradas, enquanto chochma é a primeira sefira a ser realmente gerada.

3) O terceiro aspecto de chochma é que é chamado de força vital de toda a Criação. O relato da Criação no início de Gênesis começa com a palavra “bereshit”, – “no princípio”. Uma das traduções aramaicas da Torá, Targum Yonatan traduz a palavra bereshit como b’chuchmata – “com chochma”, pois esta sefirá é também o instrumento da Criação. Ou seja, permeia toda a criação. Este é o significado do versículo “Você fez tudo com chochma” (Salmos 104:24). Nesse sentido, as Escrituras referem-se a chochma como a força vital de toda a criação (em oposição a keter, que é a expressão do propósito e motivação de toda a criação), como no versículo “e chochma anima (ou vitaliza) todos os que o possuem”. ” (Eclesiastes 7:12). Da mesma forma, “Eles morrerão, mas não com chochma” (Jó 4:21), isto é, quando estiverem sem chochma. Este é o aspecto de chochma em sua relação com todas as outras sefirot.

Assim, em resumo, chochma é definido como a revelação germinal e altamente condensada da luz Divina no mais alto nível de imanência que está na força vital de toda a criação.

***

Fonte:

Chochma – Wisdom and the potential to be, by Moshe Miller.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/cabala/chochma-a-sabedoria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *