6 ou 18 Meses: Por quanto Tempo, Ó Abramelin, por quanto tempo?

Por Aaron Leitch

Já em 1898, o famoso mago S.L. Mathers publicou uma tradução inglesa de um obscuro pequeno grimório do século 16 chamado ‘O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, o Mago.’ Este texto continha o que pode muito bem ser o rito mágico mais único em todo o corpus ocultista ocidental. Não era, como outros grimórios, focado em ganhar riquezas, ou amantes, ou respeito de seu chefe. Não se concentrava em encontrar tesouros enterrados, em tornar-se à prova de balas ou em ganhar outros superpoderes mágicos. Oh, todas essas coisas são encontradas no livro, pode ter certeza, mas todas elas são apresentadas como uma nota de rodapé ao ritual principal: a ligação com o Sagrado Anjo Guardião (ou SAG), a Voz de Deus em sua vida, o Representante Divino e Redentor de sua alma. Não era um ritual simples que se pudesse realizar em uma noite de folga do trabalho e dizer que estava feito; não, o processo de Abramelin era uma dedicação de seis meses que poucos fizeram a gentileza de tentar.

Seria um eufemismo sugerir que o grimório fascinava os ocultistas, tanto na época em que foi publicado como até hoje. Devido ao longo tempo envolvido e ao alto objetivo espiritual do Rito, ele foi rapidamente entronizado como o Ritual Ocidental por excelência. Este era o objetivo final do feiticeiro adepto, a mais alta e mais difícil provação pela qual ele poderia passar, após a qual ele teria acesso ao Verdadeiro Poder! (Tenha em mente, entretanto, que isto contradiz o próprio livro, que apresenta o Ritual como o primeiro passo que se deve tomar no caminho mágico, e até assegura que, uma vez completo o Ritual, você ainda será um neófito com um longo caminho a percorrer (agora com a ajuda de seu Anjo Guardião) e quem sabe um dia alcançar a profundidade.

Assim, o uso do Livro de Abramelin tem sido bastante tímido, com as pessoas esperando muito mais do que deveriam. Você realmente não terminará o do Rito com superpoderes mágicos, ou mesmo com uma firme compreensão de como trabalhar com os espíritos. (Estas são todas as coisas que o Anjo lhe ensinará, lenta e seguramente, ao longo dos anos seguintes). No entanto, de alguma forma, o livro tem sido também subestimado – com a maioria das pessoas assumindo (muito incorretamente) que o Rito, apesar de todo seu comprimento, é simplesmente um ritual de evocação para seu Anjo Guardião. (Na verdade, é um ritual de união permanente com esse Anjo – uma perspectiva muito maior e mais perigosa do que simplesmente convocá-lo para uma conversa e depois mandá-lo embora).

Portanto, no final, o que temos no Livro de Abramelin é um infame grimório que a maioria dos ocultistas colocam sobre um pedestal, mas estão assustados demais para realmente tentar ou geralmente não entendem com o que estão prestes a começar. Tornou-se mais uma lenda do que uma realidade – algo sobre o qual escrever com temor, mas não algo que você ousaria colocar em prática. Ou, como muitos já fizeram, você pode escolher porções do texto que gosta (olhe, talismãs de palavras quadradas que eu não entendo! Vamos usá-los!) enquanto ignora aquele ritual de anjos de meses de duração que exige muito esforço!

Então, no final do século 20, alguns de nós decidimos fazer aquela coisa de Abramelin e ver se funcionava. E, adivinhe? Funcionou muito bem. Tenho quase certeza de que, naquela época, cada um de nós o fazia inteiramente por conta própria. (Sei que eu estava.) Mas então aconteceu a Internet e nós nos encontramos e começamos a conversar a respeito. Em seguida, outros nos encontraram falando sobre isso e perceberam que o Rito de Abramelin não é tão impossível quanto parecia. Então Georg Dehn entrou em cena.

Georg havia colocado suas mãos sobre um manuscrito ainda mais antigo do Livro de Abramelin do que Mathers havia encontrado. Este estava em alemão e não em francês, e era bastante evidente que a versão francesa foi adaptada deste (ou de outro) original alemão. Havia muitas diferenças importantes entre os dois textos – embora este artigo não se trate de compará-los em detalhes. Em vez disso, trata-se de uma diferença importante – provavelmente a maior diferença entre os dois livros: o tempo para o Rito de Abramelin no original alemão era de 18 meses, não de apenas seis!

Agora que as pessoas perceberam que Abramelin é um grimório viável, em vez de um dispositivo literário distante, as duas “versões” de Abramelin causaram certa preocupação. Não é que as instruções técnicas sejam tão diferentes entre as duas, mas a diferença na duração do tempo é marcante. Em vez de trabalhar em três pequenas fases de dois meses cada uma, descobrimos que se pretendia trabalhar em três longos períodos de seis meses cada um. O mago francês que havia adaptado o Rito havia encurtado drasticamente – e isso parece ser o tipo de coisa que você não deveria absolutamente fazer com algo tão importante como isto. Por isso, tenho visto esta pergunta ser colocada repetidamente nos últimos anos: é possível alcançar o Conhecimento e a Conversação do Sagrado Anjo Guardião em apenas seis meses? Será que se deve sequer tentar?

A resposta não é um sim ou não. Para entender isso, há algumas coisas importantes que você tem que entender sobre o Rito. Primeiro, Abramelin não é um ritual com duração de meses, mas apenas de sete dias, que caem logo no final do processo. Os meses de ritual que você realiza antes desses sete dias são todos destinados a um objetivo simples: a purificação. É um longo período de preparação para o Rito de Abramelin propriamente dito, e como tal não é muito diferente das mesmas purificações delineadas em outros grimórios. (A principal diferença é que a purificação de Abramelin dura meses, enquanto a maioria dos grimórios requer apenas dias ou semanas).

A segunda coisa que você precisa entender sobre Abramelin é que ela está longe de ter terminado quando você completa esses sete dias finais. Isto não é um ritual de invocação que você faz e volta para casa! Uma vez alcançado o vínculo com seu SAG, você passará o resto de sua vida trabalhando com seu Anjo Guardião, pois ele o guiará e ensinará de forma lenta e cuidadosa ao longo de seu caminho destinado. Voltarei a este ponto em apenas um momento.

Portanto, o verdadeiro Rito de Abramelin está centrado nesses sete dias finais, e isso nos deixa livres para questionar exatamente quanto tempo precisa ser esse período preliminar de limpeza ritual. O autor francês parecia acreditar que não era necessário passar um ano e meio em reclusão e oração, e encurtou-o para seis meses. Mas será que ele estava certo em fazer isso? É prejudicial ao objetivo final – o Conhecimento e a Conversação do SAG; tomar um atalho tão grande? Ou, se for possível encurtar a duração da purificação, até onde podemos levá-la? Que tal apenas três meses? Três semanas? Três dias? Três horas? Quanto não é o suficiente?

Eu sempre digo a mesma coisa às pessoas: não importa o tempo que você escolha, porque no final você vai fazer a mesma quantidade de trabalho.

Lembre-se, o processo de Abramelin não cessa quando o ritual é feito. Espera-se que você continue trabalhando com seu SAG regularmente pelo resto de sua vida, durante o qual o Anjo o guiará e ensinará, progredindo lentamente de um neófito cabeça dura para um adepto calculista. Todas as promessas de alto nível que você lê no Livro de Abramelin (que, para seu próprio mau serviço, finge acontecer instantaneamente no mesmo dia em que você entra em contato pela primeira vez com seu SAG) realmente acontecem ao longo de um longo período de tempo. Não dias ou semanas, ou mesmo meses – mas anos de trabalho.

Pense desta maneira: para que você consiga uma ligação total com seu SAG, vai levar X anos e/ou meses. Ninguém sabe quanto tempo esse X será para você, exceto seu próprio SAG. Mas, em nome desta explicação, digamos que vai levar 5 anos para você realizar. (Poderia ser menos, mas poderia ser muito mais.) Portanto, não importa o que aconteça, você vai ter cinco anos de trabalho para alcançar seu objetivo. Você pode empreender 6 meses de purificação antes de realizar o Ritual de 7 dias, e ainda levará mais 4 anos e meio de trabalho regular com a SAG antes de alcançar algo. Mas vamos supor que você pegou o caminho dos 18 meses – ainda vai lhe levar mais 3 anos e meio de trabalho regular com sua SAG para atingir o objetivo.

A propósito, no ritual da Santeria chamado Ocha (um Rito muito parecido com Abramelin), eles o fazem passar primeiro pela cerimônia de união, depois você passa um ano na purificação, e depois começa seu treinamento como sacerdote da fé.

Portanto, o tempo que você passa no processo de purificação é relativamente arbitrário. (Eu digo “relativamente” porque não quero dizer que foi escolhido ao acaso, mas apenas que é arbitrário de uma perspectiva técnica). Quer seja 18, 6 ou até 0 meses, você irá passar os X anos /meses de trabalho e treinamento com seu Anjo independentemente.

É claro, não quero dizer isto para sugerir que você pode ou deve encurtar o ritual de Abramelin para algo inferior a 6 meses. Na verdade, acho que ao colocar apenas seis meses de devoção já está empurrando as coisas. Sim, eu mesmo o consegui (e não esqueça que ninguém sabia sobre o original alemão naquela época), mas também acho que tive que compensar isso nos anos seguintes. Meu melhor conselho para os aspirantes é seguir com a versão de 18 meses (mas ainda assim incluindo algumas adições úteis da versão francesa – como o uso de certos Salmos), simplesmente porque isso se encaixará melhor naqueles meses e anos de trabalho que você tem que fazer de qualquer maneira.

Continuem dedicados, buscadores!

 

Aaron Leitch é autor de vários livros, incluindo Secrets of the Magickal Grimoires, The Angelical Language Volume I e Volume II, e o Essential Enochian Grimoire.

Fonte: 6 or 18 Months: How Long, O Abramelin, How Long?, by Aaron Leitch.

COPYRIGHT (2016) Llewellyn Worldwide, Ltd. All rights reserved.

***

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/alta-magia/6-ou-18-meses-por-quanto-tempo-o-abramelin-por-quanto-tempo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *