A morte de John Kennedy

Dallas, 22 novembro, 1963. O então presidente americano John Fitzgerald Kennedy, fazia uma visita a cidade texana. No roteiro estava programada uma parada em sua honra, e um desfile em carro aberto pelo centro da cidade.

Kennedy se reuniria com personalidades, empresários, senadores, o prefeito da cidade, e o governador do Texas. Na audiência JFK iria tratar dos assuntos que mais turbulência haviam causado a seu governo: URSS, e a sua aliada, Cuba. Depois de vários incidentes que colocavam em dúvida sua capacidade de administrar a política externa da superpotência. Kennedy, decidido a acabar com as dúvidas sobre sua firmeza, havia meses antes num discurso caloroso, afirmado que os EUA, haviam aceitado o desafio de chegar a Lua antes do fim da década, e antes dos soviéticos. Um golpe de propaganda forte o suficiente para alavancar a corrida espacial, e fonte de inspiração para que a NASA colocasse o homem na Lua antes dos “comunistas”.

Tudo transcorreu na maior normalidade, durante a manhã da chegada do presidente. Próximo das 12:00, o desfile em carro aberto, pelas ruas de Dallas, começou. Uma multidão foi às ruas ver o presidente, e aplaudi-lo. O desfile passaria por uma área central da cidade, onde havia um parque, tradicional cartão postal da cidade.

Ao chegar ao Parque Dealey, o carro transportando o presidente, era escoltado, por batedores, de moto, na frente, e seguido, por mais um carro idêntico, em que vinha o resto da comitiva. No carro presidencial, seguiam, o presidente, a sua esposa, Jaqueline Kennedy, e além do motorista, o governador do Texas.

Os batedores percorreram a rua que contorna o parque, seguidos pelo conversível em que estava Kennedy acenando ao público, e o resto da comitiva. Ao entrar na avenida Park Drive, na frente de centenas de pessoas, um som, estalo seco e alto foi ouvido, o primeiro tiro. Atingiu o governador do Texas. Não houve pânico. Nem reação. Em seguida o segundo tiro atingiu o ombro de Kennedy, o presidente moveu seu corpo lentamente, sem entender o que aconteceu e a primeira dama, continuava a acenar ao público. Mais dois segundos, e mais um tiro, foi disparado. Este atingiu o pescoço de JFK, que tombou o corpo, em direção a esposa, que se assustou (talvez ela tenha sido a primeira a perceber o que se passava). Em mais dois segundos, o tiro final, e mais certeiro, atingiu a parte posterior da cabeça de Kennedy, saindo na altura do pescoço, e atingindo o governador do Texas nas costas, com a bala seguindo uma trajetória, no mínimo incomum, acertando em seguida sua mão direita, sendo então rebatida pelo osso da mão, e atingindo sua perna esquerda, onde finalmente parou. Nesse momento, o motorista do carro, agente do serviço secreto, acelerou, em disparada. Horas depois, o hospital que recebeu o presidente, vivo, mas com ferimentos gravíssimos. O declarou morto.

As 17:00 horas o vice-presidente, Lyndon B. Johnsson, assumiu o cargo de presidente dos EUA, a bordo do Air Force One, na base aérea de Andrews, em Washington.

As 17:50, a polícia de Dallas, prendeu o ativista comunista, Lee Harvey Oswald, como assassino de Kennedy. Oswald foi morto uma semana depois, por um desconhecido, e o caso encerrado. Todas as informações sobre Oswald assim como seu passado, foram mantidas em sigilo absoluto, e classificadas como, artigo de segurança nacional pela CIA.

O presidente, Kennedy, foi enterrado, em um caixão lacrado, e as fotos dados de sua autópsia, também considerados de segurança nacional.

As informações só poderão ser reveladas 75 anos após a data do assassinato. Isso é em 2038, quando os membros da CIA, supostamente envolvidos na investigação, estarão, muito provavelmente, mortos.
A investigação foi toda ela conduzida pela agência de inteligência americana. E muitos fatos são considerados de veracidade duvidosa. Algumas testemunhas chave foram mortas em circunstâncias duvidosas, ou desapareceram sem deixar rastro.

São vários os pontos de interrogação:

1 – Lee Harvey Oswald, o suposto assassino de JFK, tinha ligações com a CIA. Integrara o grupo que fora formado e treinado pela agência para invadir Cuba e derrubar Fidél Castro do poder, numa iniciativa frustrada que causou muito constrangimento. O famoso incidente da “Baía dos Porcos”. Muitas de suas despesas eram pagas por funcionários do alto comando militar americano. Oswald fora um agente infiltrado americano em território soviético, e quando dentro da URSS, traiu o Pentágono, se unindo ao Exército Vermelho, crime esse que é punido com a morte. Mas ao voltar aos EUA nada lhe aconteceu.

2 – A arma que teria sido usada no assassinato, um rifle italiano, dos tempos da Segunda Guerra, era incapaz de dar 4 tiros em 7.6 segundos, (intervalo te tempo entre o 1º e o 4º tiro), com a precisão necessária. Uma arma dessas precisa ser rearmada manualmente, num processo que consome tempo, dificulta a mira, e torna impossível acertar um alvo em movimento. Os melhores atiradores do exército americano foram convocados para tentar repetir as condições dos tiros, e o resultado foi que, nenhum conseguiu dar os 4 tiros no mesmo intervalo de tempo, mesmo sem fazer mira.

3 – O tempo gasto pela polícia de Dallas para prender um suspeito foi muito pequeno. Oswald foi detido menos de 20 minutos após o assassinato de Kennedy, quando entrava em um cinema. Foi levado a interrogatório, durante 8 horas, e as fitas que gravaram o interrogatório, censuradas, e consideradas de Segurança Nacional. Dias depois um desconhecido surgiu do meio de uma multidão, quando o acusado era transferido para um presídio, e atirou 2 vezes, matando Oswald. Não houve reação e o assassino do assassino não foi sequer procurado.

4 – A trajetória das balas é terrivelmente estranha. Se sustentada a hipótese dos 4 tiros dados pela mesma arma fica claro que pelo menos um deles teria atingido a nuca de Kennedy, saído na altura do pescoço, atingido as costas do governador do Texas, (sentado no banco da frente), percorrido uma trajetória de “S” pelo seu peito, saído na altura do “umbigo”, atingido sua mão direita, onde o tiro foi refletido, atingindo finalmente a perna esquerda do governador, na altura da coxa. Não há registros de uma bala disparada por um rifle calibre 22 ter tamanha força para atravessar duas pessoas, e pior ainda, seguir uma trajetória tão absurda, sendo depois encontrado na maca do hospital em perfeito estado.

5 – Testemunhas afirmaram ter ouvido tiros sendo disparados de trás de uma cerca, ao lado do Parque Dealey, a menos de 20 metros do carro de Kennedy. E pessoas usando terno foram vistas atrás dessa mesma cerca, em atitude estranha, e logo após os disparos, esses suspeitos teriam partido em um carro. E desaparecido. As pessoas que afirmaram ter ouvido os tiros vindo da cerca, foram detidas e receberam uma ríspida advertência para que confirmassem a versão da CIA sobre os disparos, por questões de “segurança nacional”.
Haviam interesses relacionados a morte de Kennedy. Muito dinheiro estava em jogo. Kennedy queria retirar tropas americanas do Vietnam. Quando morreu, os EUA tinham 15000 soldados na região. Ele havia dado ordens para uma retirada inicial das tropas programada para antes do Natal de 63 (JFK foi morto em 11/63). Após sua morte, assumiu a presidência, Lyndon B. Johnsson, e sua primeira iniciativa foi reafirmar o compromisso de intervir no Vietnam, assinando um memorando de segurança nacional ordenando a permanência das tropas no sudeste asiático. Foram enviados no mesmo mês mais 27000 soldados. Ao final de seu primeiro ano no governo, 174000 soldados estavam na região. A guerra saiu caro aos EUA. Consumiu 75 bilhões de dólares/ano, num conflito que se arrastou de 1963 a 1974. As empresas do setor armamentista, que tem lobby enorme sobre o governo, tiveram seus dias de rei.

– A Bell Helicópters, fabricante de helicópteros, tinha um contrato de fornecimento do helicóptero Bell UH -1 Huey, e o exército americano teve nada mais nada menos que 7300 desses helicópteros abatidos durante o conflito.
– A General Dynamics venceu a concorrência para construir para a USAF, o caça-bombardeiro F-111 Aardward. Apenas para ter o projeto pronto, essa empresa cobrou 35 bilhões de dólares. E a aeronave foi considerada um fracasso. Outra empresa que forneceu armamento foi a Grumman, que recebeu do Pentágono, uma encomenda para desenvolver e construir o caça F-14 Tomcat. Foram 1200 aviões ao preço de 40 milhões de dólares a unidade.

Muito foi dito, pouco foi provado, mas é essencial dizer que em 1976, uma comissão de investigação do congresso americano, concluiu um novo relatório, e lá foi dito, que no incidente de 22 de novembro de 1963, houve provável conspiração.

[…] Postagem original feita no https://mortesubita.net/sociedades-secretas-conspiracoes/a-morte-de-john-kennedy/ […]

Postagem original feita no https://mortesubita.net/sociedades-secretas-conspiracoes/a-morte-de-john-kennedy/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *