Livro de fantasia sobre religião

“Bibiana é uma princesa do reino de Pérgamo. Profundamente interessada por religião, ela deseja descobrir mais a respeito da Ordem dos Mártires, composta por monges missionários que morrem por sua fé”.

É possível baixar o PDF aqui e adquirir a versão impressa aqui. Caso alguém não consiga baixar o PDF, me envie um e-mail que eu mando o arquivo por lá (julianawduarte@gmail.com)

A religião fictícia apresentada na história foi criada com clara influência do cristianismo, mas também possui elementos de outras religiões, como hinduísmo e budismo. Nessa terra é possível adquirir certos poderes mágicos conforme a devoção pessoal a certos Deuses. No entanto, mais do que uma busca de poderes, muitos praticantes buscam respostas para a questão do sentido da vida e suas missões no mundo.

Criei essa história para mostrar que uma busca religiosa ou espiritual não visa apenas a busca do prazer e a fuga da dor, mas respostas mais complexas. As sensações ansiadas muitas vezes são dolorosas, não devido ao apego à dor, mas à sua aceitação e compreensão de seu papel na existência humana.

De certa forma, o que conto é um embate daquilo que o budismo Terra Pura chama de “Poder Próprio”, Jiriki (tentarmos fazer as coisas com nossas próprias forças) e o “Outro Poder”, Tariki (confiar no poder do Outro). Creio que esse conceito exista nas mais diferentes crenças em menor ou maior grau, sob as mais variadas formas.

Também falo da relação da religião e da política, da coexistência tênue entre o anseio pela humildade e pelo poder.  E centrado em tudo isso há o ideal do sacrifício: até que ponto o morrer pelo outro é altruísmo genuíno e em que ponto pode se transformar em autossatisfação.

Mais do que respostas definitivas, espero sinceramente que essa história possa trazer boas reflexões a todos que se propuserem a entrar nesse pequeno universo que acaba de nascer. Que ele possa florescer e se multiplicar na mente e no espírito de cada leitor.

Postagem original feita no https://www.projetomayhem.com.br/livro-de-fantasia-sobre-religi%C3%A3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *