Símbolos do Ocultismo na Música Pop

Por Donald Tyson.

Tem havido muita conversa nas mídias sociais recentemente sobre o uso de símbolos ocultos por artistas proeminentes em grandes locais, como o Superbowl Halftime Show e o MTV’s Video Music Awards. Madonna era notória por usar tal simbolismo. Mais recentemente, Lady Gaga tirou a coroa de Madonna e superou a Material Girl em seu próprio jogo. Outros artistas, como Beyoncé, Marilyn Manson, Lil’ Wayne, Ke$ha, Miley Cyrus, Jay-Z, Kanye West e Eminem, para citar apenas alguns deles, entraram na onda e incorporaram simbolismo esotérico em seus apresentações de palco.

O que tudo isso significa? Devemos nos preocupar com isso? Esses artistas são membros de uma organização secreta conhecida como os Illuminati, como afirmam seus críticos? Eles são satanistas? Ou eles são apenas buscadores de atenção, usando e abusando de símbolos que não entendem por seu valor de choque? Você pode pensar que já leu o suficiente sobre esse assunto sobrecarregado, mas deixe-me dar algumas ideias da perspectiva de um mago que trabalha nas tradições ocidentais.

A primeira coisa que noto, quando estudo as fotografias e videoclipes desses artistas populares, é o pequeno conjunto de símbolos ocultos que eles realmente usam. Existem menos de duas dúzias de símbolos que aparecem regularmente. Isso não é muito, considerando que a magia ocidental tem centenas de símbolos potentes com significado esotérico. A limitação do número de símbolos distintos utilizados deve-se provavelmente à necessidade de reconhecimento por parte dos fãs.

Quais são os símbolos? O mais comum entre eles é o sinal da mão dos chifres, com o indicador e o dedo mínimo estendidos; o olho no triângulo; o olho de Odin (um olho coberto por uma mão), o sinal da mão do número 6, com o polegar e o dedo indicador fazendo um círculo e os outros dedos estendidos; a cruz invertida; a chamada cruz satânica ou símbolo alquímico do enxofre; os pentagramas sejam eles “normais” ou invertidos; o olho egípcio de Hórus; um olho na palma da mão; crânio e ossos; o bode; a serpente; o relâmpago; a figura de Baphomet.

Se você considerar esses símbolos, verá que eles se dividem em duas categorias: símbolos de uso geral na magia e símbolos considerados caóticos ou satânicos. Não há nenhuma tentativa dos artistas de diferenciar entre essas duas categorias. Muitas pessoas consideram qualquer símbolo ligado ao ocultismo como inerentemente mau. Aqueles de nós que estudam magia sabem que isso é incorreto. Exatamente o oposto é verdadeiro: nenhum símbolo é inerentemente mau – mas o público geral desses artistas não sabe disso. Para eles, os símbolos ocultos são misteriosos, intrigantes, poderosos e perigosos – tudo que pode fascinar a mente de um adolescente.

Cantores populares voltaram-se para símbolos ocultos como valor de choque porque esgotaram as possibilidades do sexo. Eles não podem ir mais longe com a sugestão sexual, a menos que tenham sexo real no palco. A maioria procura em outro lugar por algo que vai gerar controvérsia, e o encontra no ocultismo. Isso é lamentável, já que os símbolos ocultos têm um significado mais profundo que é rebaixado por sua exploração. Mas ninguém deve supor que os artistas que abusam desses símbolos sabem o que estão fazendo, ou que esses indivíduos pertencem aos Illuminati ou a qualquer outra corrente oculta séria.

Nossos agradecimentos a Donald por seu artigo de convidado! Visite a página do autor de Donald Tyson para obter mais informações, incluindo artigos e seus livros.

***

Fonte:Occult Symbols in Pop Music, by Donald Tyson.

COPYRIGHT (2014) Llewellyn Worldwide, Ltd. All rights reserved.

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/popmagic/simbolos-do-ocultismo-na-musica-pop/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *