A Alma Natural: Uma Pequena Centelha da Divindade se Reveste em uma Alma Extremamente Etérea

Por Moshe Miller.

A cabala clássica identifica quatro níveis da alma – chamadas Nefesh, Ruach, Neshama e Neshama L’neshama. Nefesh é o princípio animador do corpo físico e dos sentidos; ruach é a força que vitaliza as emoções; neshama é a vitalidade do intelecto; e neshama l’neshama é a essência da vida da alma humana. O Arizal se refere a este quarto nível de alma como Chaya, significando sua função como a essência da vida. Entretanto, todos estes quatro aspectos da alma ele considerava como meras extensões da essência da alma, que ele chamou de Yechida.

…Entre o Criador e o criado [isto é, o aspecto da espiritualidade em geral, em oposição à criação física] existe um nível intermediário, a respeito do qual ele afirma: “Vós sois filhos de Deus vosso Senhor…”, pois nossos Sábios declararam: “os Patriarcas são o merkava [a Carruagem Divina]”. A intenção aqui é que uma minúscula centelha de Divindade, tirada do nível mais baixo do Criador, se veste em uma única centelha do criado “in potentia”, que é uma alma extremamente etérea. Dentro desta alma-espinha, chamada Yechida, estão as raízes de todos os outros quatro níveis de espiritualidade – Nefesh, Ruach, Neshama e Chaya. (Etz Chaim, shaar 42, cap 1)

Em outras palavras, a alma é parte do Criador e, ao mesmo tempo, é criada. Sua essência luminosa é “uma minúscula centelha de alegria”, e a bainha na qual está vestida é um ser criado, embora um ser espiritual e não físico. Como a alma emana do Ein Sof para eventualmente ser vestida no corpo físico, a alma desce através dos quatro mundos mencionados acima, deixando uma raiz em cada um dos mundos1 – Chaya no mundo de Atzilut, Neshama no mundo de Beriya, Ruach no mundo de Yetzira, e Nefesh na dimensão espiritual da Asiya. (Shaar HaGilgulim, hakdama 1) Tudo isso é então revestido dentro de um corpo físico.

A alma revestida dentro do corpo é um reflexo da Forma Divina, chamada “Tzelem”, ou “Tzelem Elokim”. Este “Tzelem Elokim” pode ser descrito como o molde humano da forma física do homem, ligando seu corpo e alma. Este molde deriva da configuração do sefirot, que forma a estrutura dos mundos através dos quais a alma desce em sua jornada para o corpo.

Ao mesmo tempo em que a dimensão externa da alma reflete a configuração do sefirot, a dimensão interna da alma reflete a Luz Infinita que ilumina o sefirot. Este reflexo é chamado de “Demut Elokim” (literalmente, a “Imagem de D-us”; ver Shaarei Kedusha de R. Chaim Vital, parte 3, cap. 5, e Likutei Torah, Shir Hashirim, Rabino Shneur Zalman de Liadi). Assim, o homem inclui toda a criação dentro dele, desde a mais sublime espiritualidade até a mais mundana fisicalidade. (Pardes, shaar 4, cap. 10)

Da perspectiva do serviço do homem a D-us, estes níveis de alma podem ser descritos como cinco níveis ascendentes de consciência de D-us e comunhão com D-us. A respeito destes níveis de alma, Zohar2 afirma que quando uma pessoa nasce, lhe é dado um Nefesh do mundo de Asiya, o mundo mais baixo, representando a maior ocultação de D-us. Se, através de seu serviço divino e ação apropriada, ele se faz digno, então é dado a Ruach no plano de Yetzira. Com maior esforço, ele pode ganhar a revelação de Neshama, paralelizando o mundo de Beriya. Se ele se purificar muito, poderá atingir o nível de Chaya, paralelo a Atzilut, e até mesmo Yechida, a consciência D-us do nível de Adam Kadmon e mais além. (“Além”, porque o nível de alma chamado yechida, em essência, transcende todos os mundos, já que nunca está separado de D-us. É descrito como sendo “verdadeiramente parte de D-us acima”, a “centelha do Criador vestida dentro de uma centelha do criado” descrita anteriormente. Ver Jó 31:2 e Tanya ch. 2)

Esta configuração coloca a humanidade em uma posição única, pois através de sua composição espiritual e física (alma e corpo) ele está vinculado a todos os níveis da Criação. Suas ações e comportamentos são, portanto, capazes de afetar todos os mundos e todo o sefirot. Assim, o homem é um microcosmo da Criação, e suas ações têm um significado cósmico. (R. Chaim Vital, Shaarei Kedusha III, 2-3) Ele é capaz de afetar o equilíbrio do universo, tanto espiritual como físico, por seu kavanot (intenções místicas) e yichudim (unificações do sefirot). O Arizal revelou um elaborado sistema de kavanot e yichudim projetado para atingir este mesmo propósito.

Isto termina nossa introdução aos conceitos básicos da Cabala Luriânica.

Notas de Rodapé:

1.      Ver R. Chaim Vital’s Shaarei Kedusha, parte 3, cap. 5, e Likutei Torah, Shir Hashirim, Rabino Shneur Zalman de Liadi.

2.      Ver vol. II, p. 94b; vol. III, p. 24b-25a, 70b; vol. I, p. 62a, comentários; Pardes, shaar 31, cap. 3.

O rabino Moshe Miller nasceu na África do Sul e recebeu sua educação yeshivah em Israel e na América. Ele é um prolífico autor e tradutor, com cerca de vinte livros em seu nome sobre uma grande variedade de tópicos, incluindo uma tradução autorizada e anotada do Zohar. Ele desenvolveu uma abordagem do tipo coach para lidar com questões da vida baseada no Chassidismo e na Cabala – uma ferramenta para lidar com questões normais que todos enfrentam, bem como questões que os psicólogos geralmente abordam, muitas vezes de forma ineficaz. Ele também dá aulas ao vivo gratuitas através da Internet.

© Copyright, todos os direitos reservados. Se você gostou deste artigo, nós o encorajamos a distribuí-lo ainda mais, desde que você cumpra com a política de direitos autorais da Chabad.org.

***

Fonte:

MILLER, Moshe. Natural Soul – A tiny spark of G-dliness clothes itself in an extremely ethereal soul. Kabbalah Online. Chabad. Disponível em: <https://www.chabad.org/kabbalah/article_cdo/aid/380794/jewish/Natural-Soul.htm>. Acesso em 16 de março de 2022.

***

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/cabala/a-alma-natural-uma-pequena-centelha-da-divindade-se-reveste-em-uma-alma-extremamente-eterea/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *