A importância do Zohar nas tradições místicas judaicas

(Texto em inglês extraído da The Encyclopedia of Jewish Myth, Magic and Mysticism do Rabbi Geoffrey Davis).

O Sefer ha-Zohar, cujo nome em hebraico significa “O Livro do Resplendor”, é uma obra-prima maciça da Cabala Espanhola e é a obra de esoterismo mais influente no Judaísmo. Parte comentário esotérico, parte romance medieval e parte evangelho místico, o Zohar é ostensivamente obra do sábio galileu Simon bar Yochai do século II. De fato, a maior parte da coleção é obra de Moisés (shem tov) de Leão de Guadalajara (ca. século XIII), com outras seções adicionadas por colaboradores anônimos. O rabino Moisés compôs o Zohar, em parte por meio de escrita automática, em uma série de folhetos que vendeu e distribuiu ao longo de sua vida. Como resultado, o texto do Zohar que temos hoje é na verdade uma antologia dos livretos manuscritos sobreviventes reunidos no advento da imprensa.

O núcleo do livro publicado (século 18) consiste em três seções: comentários sobre Gênesis, Êxodo e os três últimos livros da Torá. Além disso, estes são geralmente publicados com várias composições relacionadas: comentários parciais sobre Cântico dos Cânticos de Salomão, Rute e Lamentações de Jeremias, o antigo Zohar Chadash, o posterior Ra’aya Meheimna e o muito posterior Tikkunei Zohar.

Escrito em um aramaico excêntrico e carregado de poesia, o Zohar é às vezes lírico, fantástico e absolutamente enigmático. Às vezes, o texto revela paradoxos, enigmas e pronunciamentos obscuros e elípticos. Também é carregado com temas eróticos por toda parte.

A ideia mais destacada nele é seu conceito elaborado e complexo das sefirot (o Pleroma dos poderes divinos). Essas dez forças divinas, desdobrando-se em diferentes níveis, revelando degraus do propósito e função divinas, são a peça central da teosofia do Zohar. O funcionamento dessas sefirot é então aplicado à Bíblia, revelando simultaneamente o funcionamento interno do Pleroma e ilustrando as energias divinas em jogo em todos os aspectos das narrativas bíblicas. Cada figura e evento na Bíblia está correlacionado com as sefirot, destacando o movimento análogo de forças divinas e terrenas.

O Zohar também dá uma visão altamente mitológica do cosmos, com as forças das sefirot também expressas através de demônios, seres celestiais e locais míticos. O mais surpreendente de tudo é a interpretação francamente sexual que o Zohar aplica à Divindade. Deus tem aspectos masculinos e femininos que estão envolvidos em um drama divino dinâmico de hieros gamos (unificação sexual sagrada) contínuo para alcançar a unidade perfeita. O povo de Israel é um elemento crucial da mais baixa das sefirot, Malach (Malkuth),  e tem um papel central na sustentação desse processo divino de unificação. Os mortais efetuam essa unificação divina contínua por meio da observância diligente das mitsvot (os mandamentos da Torá), trazendo a intenção correta ao seu desempenho, e por outros atos específicos de imitato dei (imitação de Deus).

Outro aspecto notável da teosofia do Zohar é sua interpretação do mal. Com base nos ensinamentos do Tratado sobre a Emanação Esquerda, o Zohar ensina que o mal é realmente uma emanação da sefirá Gevurah, da justiça divina, que se torna sustentada e distorcida pela maldade humana.

A obra dedica surpreendentemente pouca atenção à experiência mística pessoal ou como alcançá-la. A única busca mística distintiva mencionada no Zohar é devekut, “clivação”, ou apego erótico-apaixonado a Deus. – negação e práticas indutoras de êxtase, como a privação do sono, também desempenham um papel. Mais importante ainda, o Zohar consistentemente vê a humanidade (especificamente os judeus) e as sefirot inferiores em uma espécie de continuum, obscurecendo a distinção entre Israel e seu Deus. É por isso que os judeus facilitam e participam do Tikkun do zivvuga kaddisha, “União Sagrada”.

O impacto do Zohar no misticismo judaico subsequente é incomparável. Sua importância aumentou após a expulsão catastrófica dos judeus espanhóis, pois esses exilados encontraram significado para sua situação na complexa interação das sefirot. Em alguns segmentos da comunidade judaica, o Zohar eventualmente ficou em pé de igualdade com a Bíblia e o Talmud como um texto oficial. Também teve um impacto profundo nos cabalistas cristãos da Renascença e mais tarde, que vasculharam a linguagem obscura do Zohar em busca de referências secretas à Trindade e outras doutrinas cristãs.

Referência:

1. Matt, O Zohar: Edição Pritzker, vol. 1, lxix–lxxi.

***

Tradução e adaptação do inglês para o português por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/cabala/a-importancia-do-zohar-nas-tradicoes-misticas-judaicas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *