Apocalipse NOW: o último round 

O livro do apocalipse é o último livro da bíblia. Foi também o último a ser escrito sendo praticamente uma cena pós-créditos do ministério de Cristo. Sua autoria é disputada mas é tradicionalmente atribuída ao apóstolo João, que agora, nos últimos anos do primeiro século, era um idoso preso na ilha de Patmos. 

É sem dúvida a parte mais controversa das escrituras e deu origem a mais teorias da conspiração do que todos os presidentes dos Estados Unidos juntos. O contexto histórico precisa ser entendido pois o final do espetáculo que foi os primeiros cem anos do cristianismo nada parecia muito promissor. Jerusalém e Roma foram atacadas. Diocleciano agora estendia a perseguição para todos os cantos do império. Ser cristão era ilegal para o Estado e imoral para a maior parte das pessoas. 

Criatividade x Censura

Diante desta situação João escreveu usando um estilo de texto chamado apocalíptico. É um tipo de redação criado para ter grande circulação, mas que possa ser lido por poucos usando imagens que não comprometam aqueles flagrados em sua posse. Para isso se usa ilustrações e formas cifradas para dizer algo que os opressores não compreenderão, mas os oprimidos entenderão de cara. Outra característica dos apocalipses é que há sempre uma mensagem central de esperança e libertação. Como disse um famoso autor de apocalipse brasileiro “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia.”

Não se trata de nenhuma novidade. Este gênero literário existe entre os judeus desde o cativeiro da babilônia – o mais famoso é o Livro de Daniel – e ganhou força durante o período dos Macabeus. Os textos apocalípticos sempre surgem em períodos de ferocidade e perseguição. São textos ao mesmo tempo datados e eternos. Datados, pois o sentido óbvio se perde com os anos e eternos pois sempre existe alguém perseguindo alguém.

Para a maioria dos cristãos, o Apocalipse de São João tem ainda um terceiro nível de leitura: o escatológico. Ele não fala apenas da perseguição romana contra os cristãos do primeiro século ou das opressões em geral da humanidade, mas também de uma batalha espiritual que permeia a história como um todo. Uma batalha que quando terminar, não haverá mais calendários.

O Conteúdo da Revelação

As primeiras partes do Apocalipse são cartas direcionadas às sete igrejas da ásia menor e que estavam enfrentando uma oposição maior das autoridades. Cada comunidade é elogiada e aconselhada segundo seus méritos e defeitos de forma  que qualquer igreja hoje consegue se enxergar em pelo menos alguma passagem do texto.

E então repentinamente João é arrebatado e tem uma visão de Deus que entrega um pergaminho com sete selos para Jesus Cristo. Os quatro primeiros são retirados e suas naturezas são reveladas na forma dos famosos cavaleiros do apocalipse: guerra, fome, doença e morte. Quando o quinto é aberto ele mostra todos os mártires que estão no céu.  O sexto selo revela uma avalanche de imagens. Terremotos, estrelas caindo, o céu se enrolando como um pergaminho e uma multidão adorando a Deus e ao Cordeiro diante do trono.  

O sétimo selo inicia os juízos de Deus que são lançados por meio de sete anjos com trombetas. Chuva de pedras, montanhas de fogo, o sol e a lua se apagando, gafanhotos e um exército de guerreiros a cavalo. Há então uma pausa e João é ordenado a comer um livrinho e a medir o templo de Deus. Sim, comer um livrinho. Finalmente soa a sétima trombeta. De um lado está Satanás e do outro Jesus Cristo, no meio do ringue três anjos levantando a placa de último round. Atrás destes anjos há mais sete que derramam taças com os juízos de Deus sobre a terra. Um deles declara a vitória contra a “grande prostituta” chamada Babilônia.

A última parte do apocalipse é como um daqueles filmes que mostram o que acontece com os personagens depois que a história acabou. Satanás é aprisionado por mil anos, os mortos são julgados segundo suas obras e uma nova Terra e um novo Céu é criado com uma nova Jerusalém, onde não haverá mais maldição e Deus e o Cordeiro terão seu trono.

Os últimos dias, um século de cada vez

Esta forma misteriosa de escrever  faz com que o apocalipse chama sempre atenção continuamente pelos séculos. Cada época acreditou ver em seus acontecimentos a conclusão de todas as coisas. E todas são ridicularizadas pelas gerações seguintes que por sua vez tem certeza que não vão errar desta vez.  Estamos sempre em um momento muito especial da história da humanidade. Fazer isso é como interpretar as centúrias de Nostradamus como sendo o jornal da manhã.

A besta do apocalipse é César, Genghis Khan, Napoleão, Hitler. No pior dos casos são os extraterrestres. O apocalipse é uma mensagem de esperança universal, mas usá-lo para entender a geopolítica deste ou daquele século ou para escrever ficção científica é uma receita comprovada para o ridículo. Vivemos em média 80 anos mas cada geração se acha especial o suficiente para testemunhar o fim do mundo.  

Talvez imagens como um terremoto definitivo e o Sol se apagando sejam indícios de que em algum momento os céus e a terra – e até o espaço e o tempo terão cumprido seu propósito. Se assim for o Dia do Julgamento não virá com uma vitória política da igreja ou o estabelecimento de uma utopia cristã, mas quando os dias não forem mais seguidos de noite. O apocalipse de São João não é um horóscopo do que acontecerá com os líderes mundiais, é uma profecia do que vai acontecer com todos nós. É um esforço em deixar no último testamento do primeiro século a mais importante das mensagens: vamos ver Jesus outra vez.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/jesus-freaks/apocalipse-o-ultimo-round/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *