Chidagni: a Deusa como o Fogo da Consciência

Por Yogini Shambhavi.

Ma (Mãe) Kali suavemente cuidou das brasas de meus fogos interiores, agitando as chamas de Agni para manifestar cada cor mágica, permeando a própria spanda ou pulsação criativa que ressoava por todo o meu ser. Em um nível mais profundo, Agni é o fogo da consciência, Chidagni, é a consciência do supremo Brahman, a última Existência em si mesma. Chidjyoti, a ‘luz da consciência’, é o poder por trás da mente que ilumina tanto os objetos sensoriais quanto nossos padrões de pensamento, banhando-os com a beleza de seu brilho eterno.

O universo tece uma tapeçaria divina de luz e energia, que tem sido explorada por nossos antigos Rishis e por Guias Nativos de todo o mundo ressonando com a bem-aventurança da natureza. Os Videntes perceberam as vibrações sutis, a ‘vivacidade’ da luz, permeando os Tanmatras ou essências de raiz da visão, som, gosto, tato ou cheiro, bem como a percepção intuitiva interior do sexto sentido do Ser. Nossa fusão com toda a luz penetrante nos permite experimentar um estado puro de iluminação dentro e fora, conduzindo-nos através da porta de entrada da consciência superior.

Shakti prevalece em todos os níveis, desde o supremo Brahman até o mais minucioso organismo vivo. Cada forma de luz tem seu próprio shakti, desde os raios do Sol até a luminescência da luz da Lua. Brahma Shakti é chit shakti, o poder da consciência existente como um só com o princípio Shiva. Ishvara como o mundo cósmico é o poder ou a vontade de Deus para transformar e nutrir todo ser vivo. Todas as forças da natureza representam Shakti, desdobrando as deusas lila ou brincadeiras. A luz de Durga nos protege e nos envolve com seu poder divino. Kali é a energia pulsante, estimulante e implacável.

Ma Kali e Agni:

Como o espírito de fogo, Agni personifica Jyoti ou luz como percepção. O dom da visão é o poder do fogo, pois ver é nossa forma de conhecer a luz. A clareza de ver revela a essência de tudo o que observamos. Kali é Charunetra, a ‘Devi com belos olhos’, vendo todo o jogo cósmico através de seu fogo de consciência. Ela destrói toda ilusão em seu papel de Bhrama-nasini, ‘aquele que destrói toda confusão’, encarnando os três estados de Criação – Preservação – Destruição como Brahma, Vishnu e Shiva.

No altar do sacrifício, Kali é Agni, ecoando seu brilho, assobiando sua magia ardente, mas tendendo ao calor de suas brasas moribundas. O fogo é um sacrifício para si mesmo, um sentimento de misticismo que envolve seus poderes. No altar do fogo é colocado nosso próprio sacrifício, tanto da natureza interior quanto exterior, mantendo uma profunda reverência em seu ato sacrifical.

Cultivar o fogo da consciência em todos os níveis permite experimentar a pura Ananda ou bem-aventurança. Na Yoga interior, Agni reflete a força ardente da Kundalini que habita no Muladhara, segurando todas as qualidades mais profundas da terra. Este ‘fogo raiz’ expressa o poder de nossas aspirações, subindo de baixo e ascendendo ao céu.

Nossas fogueiras interiores devem ser tratadas com muito cuidado e com uma suave ventilação, para manter suas forças em movimento em todo o nosso ser. É preciso preparar o terreno para a magnífica ascensão do fogo através do corpo, da mente e da alma. Não há atalhos para revelações superiores. A busca da luz iluminadora deve começar dentro de si mesmo. Estas agitações internas se manifestam quando silenciamos todo o ruído exterior, silenciando toda a distração mundana.

Quando a orientação flui do coração, sua pureza vence os questionamentos perturbados de uma mente em dúvida. O fluxo amoroso da confiança na capacidade do coração de manifestar pensamentos mais elevados criará o espaço para a sátira ou pura aspiração. A calma suave da alma despertará uma inteligência interior, guiando a mente a ler as nuances sutis da alma.

Kali abre as portas para o coração espiritual com suas bênçãos. Ela representa a mais alta chama do fogo que nos leva das profundezas do nosso ser para as câmaras mais secretas do coração. Sua é a força que acende o fogo para atravessar seu caminho ardente, buscando a chama azul dentro do coração espiritual.

Hridaya, o coração espiritual, é o lar criativo e único de Agni, que consome tudo em sua natureza mais pura. A pequena chama de Agni supremo repousa no ventre do coração. O coração carrega as tensões de todo o universo como a morada final tanto dos Devatas como da alma. A Deusa Kali reside em nossa sexta-feira, manifestando todo o tempo, espaço, aspirações e experiências.

Este pequeno espaço etérico percebido dentro do coração através da sadhana é chamado de Hridayaksha, o ‘espaço do coração’ ou ‘dahara akasha’, ‘o pequeno espaço’. Ma Kali senta-se entronizada neste diminuto espaço dentro do coração na chama inextinguível de Agni. A visão do universo dentro dele é a eterna oferta da Soma de alegria sem fim! A graça de Kali se desdobra como Siddhida, ‘o doador de siddhis’, poderes superiores e rendições místicas.

Agni é representado por um triângulo voltado para cima, indicando o esforço das aspirações da alma para verdades superiores. Familiarizando-me com a jornada da vida, jungido por minha sadana, aprendi a nutrir a ferocidade de Agni, sustentando sua chama ardente de concentração, consciência, percepção e discernimento.

A forma triangular de Kali de Agni foi realizada através da meditação, seus matizes variados e calor tempestuoso purificando minhas energias inferiores através da queima de suas samskaras, as “impressões sutis de minhas ações passadas”. Como um triângulo apontando para cima, a pessoa busca seu poder de fala, a própria língua da deusa, a língua do fogo! Como um triângulo apontando para baixo, experimenta-se seu fluxo de graça, através do ventre da imortalidade!

O silêncio sem idade dos antigos Himalaias orientou minha mente para um suave fluxo de Autoinvestigação, trazendo em seu rastro uma corrente mais profunda de graça interior. Ondas de Bhakti Yoga ou pura devoção encheram meu ser com um doce Soma, o néctar divino. Rendição ao Divino consagrou minha vida com uma onda de bênçãos, guiando-me a experimentar o êxtase de seu deleite espiritual.

Rakta Kali:

Como Rakta Kali, suas correntes de sangue (rakta) fluem através de tudo. A busca do fluxo de sangue compreende sua natureza mais profunda. Não há nada através do qual suas poderosas correntes não fluem; contudo, seu objetivo não é consumir nosso sangue, mas direcionar seu curso de volta à nossa alma, da qual ela é a mãe. É o próprio sangue da vida que ela nos traz, o prana ou força vital cósmica que sustenta a vontade mais primordial de toda a vida – viver para sempre.

O fluxo da força vital através da graça de Kali desperta a Shakti, sua força elétrica, fornecendo-nos energia espiritual implacável para nossa sadhana. Kriya Shakti de Ma Kali, seu poder de transformação ióguica, nos guia através de todos os impedimentos da ilusão, do carma e de nossa mentalidade limitada. Suas energias vibrantes liberam uma força relâmpago como uma espada, cortando toda a negatividade, limpando o caminho para a ascensão do fogo da Kundalini.

O fio fino da espada de Kali energiza as armas celestes dos Devatas, a sadana do Yogin e o Prana de toda a vida. Sua espada não é de negação; ela nos permite visualizar uma inversão, revelando a beleza da eternidade cortando cada momento transitório. Ela ataca a inércia da ignorância e da morte a fim de liberar a luz dentro de nós. O dinamismo de Kali alimenta a chama de Chidagni dentro dos recintos do coração espiritual, permitindo que seu fogo eleve nossos níveis vibracionais, criando um espaço sagrado para o florescimento de todos os nossos lótus sagrados.

A Deusa das Trevas me agraciou com uma proficiência inata no uso da chama interior ardente, elevando minha energia a planos superiores, queimando a vulnerabilidade debilitante do corpo e da mente, dissolvendo as sombras da escuridão na luminescência de Seu amor espiritual e Luz.

Jai Ma Kali! Jagatadhatri!

Vitória para a Mãe que é a Sustentadora de todos os mundos!

Yogini Shambhavi

***

Fonte:

FRAULEY, David. Chidagni: the Goddess as the Fire of Consciousness. Vedanet, 2020. Disponível em: <https://www.vedanet.com/chidagni-the-goddess-as-the-fire-of-consciousness/>. Acesso em 11 de março de 2022.

***

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/yoga-fire/chidagni-a-deusa-como-o-fogo-da-consciencia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *