Ganesha Concorda em Escrever o Mahabharata

Por Nanda Dulal Dasa

O roteiro de Mahabharata mostra um clima especial de amor mútuo.

As deidades védicas são muito populares no subcontinente indiano e em seu entorno. Não é raro encontrar deidades antigas como o Senhor Ganesha e o Senhor Rama, mesmo em terras distantes como a Malásia e  a Indonésia. Por mais que tente, o homem moderno tem dificuldade de abandonar sua afinidade por eles. Algumas vezes, porém, esta multidão de deidades parece criar uma ideia de panteísmo nas mentes imaturas dos desinformados. Alguns chegam ao ponto de imaginar alguma forma de rivalidade entre essas deidades. Para entender melhor a realidade, examinemos um incidente central do tempo passado.

Temos que viajar no tempo cerca de 5.000 anos atrás. O fim do Dvapara-yuga se aproxima no horizonte do tempo. Srila Vyasadeva, impelido pela compaixão pelas massas do futuro, pensou em colocar por escrito todo o conhecimento que estava disponível naquela época em forma sólida. As pessoas avançadas de seu tempo, descritas como srutidhara, lembraram para a posteridade tudo o que se ouvia mesmo uma vez durante suas vidas. Prevendo o mundo de Kali-yuga, Vyasadeva previu a próxima era como uma era de competência decrescente. As capacidades humanas diminuiriam e as fragilidades aumentariam. A inteligência e a memória diminuiriam. Muitas outras limitações se tornariam proeminentes. Para ajudar os necessitados, Vyasadeva compilou o Veda e depois o dividiu em quatro, ou seja, Sama, Yajur, Rg e Atharva. Depois disso, ele explicou melhor o texto em histórias chamadas Puranas. Neste ponto, ele sentiu que estes textos seriam difíceis de compreender para o homem comum de Kali-yuga. Ele desejava compilar para eles algo que explicasse o mesmo assunto dos Vedas de uma forma simples, atraente e lúcida, facilmente compreensível pelo homem comum. Neste ponto ele pensou em compilar o Mahabharata, a narração épica das atividades da maior dinastia de Bharata-varsa.

Querendo expressar sua aprovação, o Senhor Brahma deu suas bênçãos a Srila Vyasadeva mencionando, asya kavyasya kavayo na samartha visesane (Mahabharata, Adi, 1.73): os maiores poetas deste mundo não serão capazes de compor uma composição melhor do que esta. Ele então aconselhou Vyasa a pedir a ajuda do Senhor Ganesha para escrever a composição.

Embora Vyasadeva tivesse um filho do calibre de Srila Sukadeva Goswami e discípulos como Vaisampayana, a seleção do Senhor Brahma para esta valiosa tarefa foi Ganesha. É também interessante notar que o próprio Vyasa é uma encarnação de Narayana e sempre que alguém canta a literatura védica, oferece-lhe reverências. Antes de chegar a este ponto, Srila Vyasadeva já havia compilado os Vedas e até resumido na forma dos Vedanta-sutras. Claramente, não há dúvidas sobre as capacidades do próprio compilador ou de seus seguidores na forma de seu filho ou de seus discípulos. No entanto, o Senhor Brahma ordenou que Vyasa comissionasse o Senhor Ganesha para este importante serviço. Claramente, o Senhor Ganesha é uma personalidade especialmente escolhida para este importante serviço.

Seguindo a grande autoridade do Senhor Brahma, quando Srila Vyasadeva chamou o Senhor Ganesha, o texto estava pronto na mente de Vyasadeva, mas como aconselhado pelo Senhor Brahma, ele pediu a Ganesha que o ajudasse a escrevê-lo. Ele é mencionado no Mahabharata (Adi Parva, 1.78-79).

srutvaitat praha vighneso
yadi me lekhani ksanam

likhato navatistheta tada
syam lekhako hyham

“Ao ouvir este Senhor Ganesha dizer, ‘Ó Vyasa! concordarei com uma condição enquanto escrevo, minha caneta não deve parar nem por um momento””.

Vyasa respondeu, vyaso ‘pyuvaca tam devama-buddhva ma likha kvacit omityuktva ganeso ‘py babhuva kila lekhakaù: “Você também não pode escrever um único alfabeto sem entender corretamente seu significado”. O Senhor Ganesha deu seu consentimento respondendo com o som ‘Om’ e assim concordou em escrever.

A contracondição apresentada por Vyasa é outra característica marcante de todo este episódio. O Mahabharata segue principalmente a vida dos Pandavas, que, como devotos inabaláveis e convictos do Senhor Krishna, enfrentaram muitas dificuldades em suas vidas. No entanto, diante das reviravoltas, sua devoção ao Senhor Krishna nunca vacilou. O ápice desta poesia está na grande guerra. A melhor de todas as instruções, o Bhagavad-gita, foi dita pelo Senhor Krishna pouco antes do início desta guerra para guiar seu querido devoto Arjuna. O Bhagavad-gita é glorificado como um sucinto livro de texto espiritual, levando seu ouvinte (ou leitor) do básico aos níveis avançados de espiritualidade. Por isto, ele é altamente respeitado em todo o mundo.

O texto explica claramente como o panteísmo alegado pelo homem moderno contra a concepção védica de autoridade não é verdadeiro, e estabelece claramente a posição do Senhor Krishna e Sua relação com outras deidades (Bg. 7.20-23 e 9.20-24). É claro e transparente para o estudante compreender que não existe tal coisa como rivalidade mesmo em uma forma sutil entre as diferentes divindades védicas. Os textos Védicos certamente não promovem qualquer tipo de panteísmo. E se isto foi escrito por Ganesha, então, de acordo com a condição de Vyasa, ele deve ter compreendido estes conceitos claramente antes de escrevê-los. Se estas palavras tivessem explicado algo contraditório ao entendimento real, o Senhor Ganesha não o teria posto por escrito. Assim, este simples incidente prova que as divindades védicas estão em harmonia umas com as outras e o Senhor Ganesha está feliz em prestar serviço de glorificação ao Senhor Krishna, glorificando Suas palavras que fazem parte do Mahabharata.

Sobre o autor:

Nanda Dulala Dasa tem bacharelado em Engenharia Mecânica. Ele faz parte da equipe editorial do inglês indiano BTG. Ele permanece na ISKCON Mumbai onde ensina a consciência de Krishna aos estudantes universitários.

***

Fonte:

DASA, Nanda Dulal. Ganesha agrees to Write. Back to Godhead India, 2009.  Disponível em: <https://www.backtogodhead.in/ganesa-agrees-to-write-by-nanda-dulal-dasa/>. Acesso em 13 de março de 2022.

***

Texto revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/yoga-fire/ganesha-concorda-em-escrever-o-mahabharata/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *