“Um dos principais autores de RPG do País, Marcelo Del Debbio participou da edição do projeto #RPGParaTodos, que visa a inclusão através do RPG, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (21), na Biblioteca Municipal Silvério Fontes, no Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca).
Autor de mais de 30 livros de RPG, Marcelo veio falar sobre a RPG Quest, uma das plataformas de jogo utilizadas pelo projeto, baseada na cabala e na mitologia clássica. “Essa ideia que eles desenvolveram aqui, de utilizar o RPG Quest tanto como um jogo de tabuleiro como um RPG, é sensacional”.
Del Debbio explica que o colorido ajuda no processo de inclusão. “Por ele ter muitas peças e um tabuleiro muito colorido, e de muito fácil compreensão, acabou sendo usado para jogar com crianças e no #RPGParaTodos. O pessoal consegue visualizar o RPG, que normalmente é visto somente na cabeça das pessoas. Às vezes, quem tem algum problema cognitivo ou não consegue compreender direito, acaba utilizando os elementos coloridos para se orientar melhor e ser incluído”.
O encontro RPG para Todos, adaptado para pessoas com deficiência, é uma realização dos grupos Aventureiros das Masmorras Proibidas e Convivendo, da Unifesp, que trabalha com Terapia Ocupacional. A realização é da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Eternal Poose (TavernaRPG).”
Postagem original feita no https://www.projetomayhem.com.br/rpg-inclusivo-projeto-rpg-para-todos