A Magia e a Mística do Judaísmo

Por Rabbi Geoffrey W. Dennis

Engraçado, Você Não Parece um Druísta: A magia e a Mística do Judaísmo.

Espiritismo, ocultismo, xamanismo – judaísmo? Poucas tradições espirituais estão mais estreitamente associadas à visão moderna e racionalista do mundo do que o judaísmo. Não é apenas nossa afinidade com a educação ocidental, nossa inclinação para a medicina, as ciências e a conquista de prêmios Nobel. Parece haver uma conhecida e antiga associação entre os judeus e o intelectualismo duro. “Lógica Talmúdica” é uma palavra de ordem para o raciocínio esteroide, e o Talmude que nos dá essa lógica já existe há mais de 1.500 anos. Os judeus, de outrora, parecem ter um gosto excessivamente desenvolvido pelo lado esquerdo de seus cérebros.

Mas as aparências podem ser enganosas. A verdade é que, além de sermos a criança do cartaz da civilização “racional”, ainda somos um povo muito tribal. Isso é tribal sem nenhuma citação em torno dela – tribal no sentido dos nativos americanos. Somente em vez de comer milho e salmão defumado, os judeus comem bagels e … bem … salmão defumado.

Poucas pessoas sabem que os judeus são uma das mais antigas culturas tribais contínuas do planeta. Há mais de três mil anos, éramos um povo nômade, inspirado por grandes ensinamentos míticos (Gênesis 1; Salmo 74), celebrando as bênçãos da terra (Levítico 23:1-43; Deuteronômio 8:7-10), comungando com os espíritos (Gênesis 18:1-33; Zac. 4-8), realizando rituais de poder (Gênesis 17:1-12; Deuteronômio 6:4-9; Salmos 108:1-3) e de cura (Números 12:1-16; I Reis 17:17-24). E ainda hoje fazemos muitas dessas mesmas coisas; essas coisas e muito, muito mais.

Os sábios rabínicos e místicos da Cabala (“[Oculta] Tradição”) preservam e transmitem grandes percepções espirituais, ensinamentos de poder e rituais de empoderamento. A tradição judaica inclui histórias maravilhosas e práticas surpreendentes: espiritual, meditativa e transformadora, como a K’riat Sh’ma al ha-Mitah, o ritual de convocação de quatro anjos para cuidar de você enquanto dorme.

Além disso, a tradição ocultista judaica tem sido incrivelmente influente. O judaísmo é uma das tradições esotéricas vivas mais antigas do mundo. Praticamente todas as formas de misticismo e espiritualismo ocultos ocultos conhecidos hoje em dia se baseiam em ensinamentos ocultos judaicos – trágico, angelologia, alquimia, numerologia, interpretação de sonhos, astrologia, amuletos, adivinhação, estados alterados de consciência, cura alternativa e rituais de poder – todos têm raízes nos ensinamentos judaicos.

A ironia é, naturalmente, que até mesmo os próprios judeus compraram os próprios estereótipos que descrevi acima. Pergunte à maioria dos judeus sobre os mitos judeus e eles lhe dirão que o judaísmo é uma religião sem mitologia. Peça-lhes que lhe falem sobre a magia judaica e eles pensarão primeiro em Houdini (ou talvez em Barbra Streisand). E mesmo que o misticismo judeu tenha se tornado parte da cultura pop, a maioria dos judeus ainda sabe pouco ou nada sobre isso. Isto porque durante milênios muitos destes ensinamentos centrais não foram disponibilizados ao público – mesmo da maioria dos judeus -, ocultos por barreiras de linguagem, medo de perseguição e os princípios ocultos da Cabala, que tanto guardaram como alimentaram tal conhecimento.

Surpreendentemente, muito disso está escondido à vista de todos. Muitos judeus têm um mezuzah na ombreira da porta de sua casa ou usam uma hamsa no pescoço, mas não sabem nada de seus poderes talismãs. A maioria dos judeus se sentou em uma sinagoga, mas desconhecem os totens que os rodeiam. Muitos judeus têm dito uma bênção tradicional sobre a comida, desconhecendo como uma fatia de pão é uma porta para o céu.

Intrigado? Mas e se você não for judeu? Isso não importa. A maioria dos judeus pode lhe dizer que embora não pregamos a pessoas de outros credos, estamos felizes em ensinar a qualquer um que esteja interessado. De fato, ser professor, ajudar uma pessoa a se elevar, seja intelectual, moral ou espiritualmente, bem, é uma mitzvah (uma obrigação sagrada).

Portanto, se você estiver interessado em aprender sobre as tradições esotéricas judaicas, então um grande lugar para começar é The Encyclopedia of Jewish Myth, Magic & Mysticism (A Enciclopédia do Mito Judaico, Magia e Misticismo), um livro de referência abrangente de um volume de A a Z com mais de oitocentas entradas sobre crenças autênticas, fabulosas e ocultas judaicas. Tudo, desde “Anjos” até “Zodíaco”, é coberto por entradas individuais. Exemplos incluem “Amuletos”, “Fantasmas”, “Merkavah”, “Reencarnação” e “Sefirot”, todos extraídos do escopo completo da literatura judaica: Bíblia, Talmude, Midrash, contos folclóricos, textos místicos e manuais mágicos.

Este é um livro verdadeiramente único. Ele permite a você, leitor, ir mais longe, mais fundo e mais alto em sua busca pessoal para compreender as verdades ocultas de nosso próprio mundo e mundos além. Se você estiver interessado em metafísica, Cabala, espiritualismo ou na tradição mágica ocidental, A Enciclopédia do Mito Judaico, Magia e Misticismo lhe oferece novos insights sobre os temas que lhe interessam.

Pela primeira vez, 3.500 anos de sabedoria secreta acumulada, sabedoria extraída dos poços de uma grande tradição espiritual, estão ao seu alcance. Não deveria ser tão fácil.

***

Fonte: https://www.llewellyn.com/journal/article/1277

COPYRIGHT (2008) Llewellyn Worldwide, Ltd. All rights reserved.

***

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/cabala/a-magia-e-a-mistica-do-judaismo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *