Enoquiano: invenção ou descoberta?

Por Patrick Dunn

Embora descartada nos círculos científicos, a ideia de que poderíamos chegar a alguma linguagem que se comunique mais precisa ou eficientemente com os espíritos ou com nossas próprias mentes profundas é uma ideia comum na magia. A mais famosa das tentativas de fazer isso é frequentemente chamada de Enoquiano, embora o criador, John Dee, a tenha chamado simplesmente de “Linguagem Angélica”. John Dee, que foi astrólogo da corte para a rainha Isabel I no século XVI, caracterizou especificamente sua tentativa de contatar seres angélicos e aprender sua língua como uma tentativa de recuperar uma língua anterior conhecida como Ur que era falada por Adão antes da queda.

O que Dee acabou tendo, graças à ajuda de seu amigo Edward Kelley, é uma coleção de breves afirmações poéticas e muitos, muitos nomes, todos derivados de tabuletas complexas. Enquanto Kelley era bem conhecido por ser um charlatão em outras coisas (ele era famoso por tentar passar ouro falso como um sucesso alquímico, por exemplo), e embora haja lugares em seus registros de trabalho de Dee nos quais ele tenta, muito obviamente, mentir sobre o que os espíritos estão dizendo, não é tão fácil descartar todo o processo como uma fraude. Dee pedia a Kelley para sentar-se em uma mesa e olhar para uma pedra de obsidiana ou um de seus cristais. Kelley entraria, presumivelmente, em algum tipo de transe enquanto Dee rezava para que os anjos aparecessem. Eventualmente, Kelley anunciaria a presença de um anjo, e Dee conversaria através da interpretação de Kelley. Este procedimento levou a uma série de tabuas complexas, cheios de letras, cuja consistência interna geral deve ter significado que Kelley, se era um charlatão, tinha uma memória sobrenatural. A partir destas tabuletas, por algum meio ou código agora obscuro para nós (apesar de termos as notas de Dee), os anjos apontariam para certas letras, que Kelley relatava e Dee transcrevia. Estas letras escreviam dezoito chaves ou chamadas angélicas, palavra por palavra. Uma vez compostas, os anjos forneceriam a tradução, que Dee tentaria fazer corresponder com as chamadas linha por linha.

A principal atração do sistema de Dee é que ele fornece um número quase infinito de anjos que, como aponta Donald Tyson[1], estão associados a regiões da Terra. Dee, sendo ativo na política da corte da Rainha Elizabeth I, naturalmente acharia tal coisa atraente, particularmente porque a magia renascentista foi concebida principalmente para suplicar a ajuda de certos espíritos, sejam eles demoníacos ou angélicos. O sistema de Dee forneceu um sistema muito flexível de magia, com muitos nomes angélicos (e, portanto, bons) para chamar, para realizar qualquer número de tarefas em várias regiões da Terra. Dee compunha, em outras palavras, o grimório de magia “branca” definitivo.

A evocação de tais espíritos tem sido tratada em vários livros, e embora haja controvérsia não sou mais qualificado do que o próximo a elucidá-la. O que me interessa são menos os nomes e mais as chaves ou chamadas. Linguisticamente estas fornecem um enigma, na forma de uma série de perguntas:

(1) Elas são uma linguagem e, em caso afirmativo, de onde?

(2) Qual é o propósito delas?

(3) Qual é a sua origem? (4) Para que propósito podemos usá-las agora?

A primeira destas perguntas, se o enoquiano uma língua, é facilmente respondida: não. Não, pelo menos, por qualquer definição padrão linguística. Embora existam elementos que pareçam linguagem, tais como terminações gramaticais, um exame rápido mostra que eles são completamente aleatórios. A menos que esta linguagem não tenha nada além de verbos irregulares, o que poderia significar que ela é de fato a linguagem de entidades não humanas e em grande parte desaprendida pelas pessoas, as terminações verbais são aleatórias. O fato de que as terminações verbais também parecem diferir em palavras com exatamente o mesmo caso, tensão, sexo, número, pessoa e humor indicariam que estas terminações não significam nada. É claro que, se não for uma linguagem humana, e é de fato a linguagem dos anjos, então ela pode muito bem marcar verbos para algo que nenhuma linguagem humana faz, ou mesmo para algum propósito que nenhum humano poderia compreender. Se for esse o caso, e duvido que seja, então a análise humana não poderia valer muito.

Embora não seja uma língua, o enoquiano também não é aleatório. As palavras significam as mesmas coisas consistentemente, e o vocabulário raramente é confundido. Se Kelley ou Dee fabricaram o enoquiano, eles o fizeram com muito, muito cuidado – e se o fizeram, por que não ter o mesmo cuidado com a gramática? O que o enoquiano parece ser não é uma linguagem, mas uma espécie de código de substituição complexo chamado de relexificação. Em uma relexificação, palavras de uma língua são substituídas por palavras diferentes, ou compostas por palavras. Um exemplo famoso de um código de relexificação é aquele usado pelos falantes de código Navajo durante a Segunda Guerra Mundial. Os falantes de Navajo foram contratados pelos militares para substituir palavras comuns e importantes por frases em código Navajo. Tal código é incrivelmente difícil de ser quebrado; é preciso coletar um grande número de mensagens e ligá-las a vários contextos para quebrar o código, e até lá a relexificação poderia ser alterada. Embora tenha sido sugerido que Dee desenvolveu o enoquiano com esta finalidade, não há exatamente nenhuma evidência de que ele tenha usado a linguagem para espionar ou passar mensagens, e simplesmente não há o suficiente da linguagem para fazer qualquer coisa assim. Além disso, a língua não tem algumas palavras importantes que um espião possa precisar – nem tem palavras para soldado ou guerra, por exemplo.

Então isso levanta a segunda pergunta: qual é a finalidade desta linguagem? Os anjos, se quisessem apenas transmitir um grimório, poderiam ter transmitido as tabuletas e os meios de tirar nomes delas, deixando as chaves de fora ou fornecendo-as em inglês. No entanto, os anjos parecem concentrar-se, em grande parte, na questão da língua. Eles querem que Dee a aprenda. Para que fim? Donald Tyson sugere que as chaves podem ter sido um meio de trazer o fim do mundo, ou imanentização escatológica (aceleração do fim de uma era), como alguns poderiam dizer. O que ele ignora é o fato de que enquanto as chaves estão cheias de linguagem apocalíptica, elas não estão mais cheias de tais imagens do que sermões da época, e até mesmo dos sermões que se estendem até o início do inglês escrito. Existe uma longa tradição, em outras palavras, de escrita apocalíptica em inglês; as chaves enoquianas de Dee e Kelley dificilmente se destacam no gênero. Embora esta seja uma ideia interessante para “conjurar”, simplesmente não há muita razão para pensar assim, a não ser a imagem escatológica das próprias chaves, que são comuns na literatura religiosa da época.

Dee perguntava frequentemente sobre um livro que tinha em sua posse, cheio de tabelas semelhantes, que ele sugeriu que poderia vir da própria mão de Adão. Os anjos acabam por concordar relutantemente que, de fato, esse livro descende de Adão, assim como, dizem eles, a língua enoquiana. Nesta está a chave da linguagem: os anjos significam que ela é um código primário para interpretar o mundo mágico. Assim como Adão definiu sua relação com os animais com uma série de rótulos, assim Dee – eu sugiro – definiu sua relação com o mundo com uma série semelhante. As chaves são o início dessa redefinição. Contudo, a linguagem é incompleta, e os meios pelos quais os anjos a transmitem garantem que ela não poderia ser terminada antes da eventual morte de Dee. Se, de fato, Dee estava em contato com algum tipo de entidades sobrenaturais, elas devem ter tido outra coisa em mente. Tyson argumenta convincentemente que Dee não era quem deveria completar o trabalho do enoquiano[2]. E não, ele não sugere quem poderia ser.

Isso, naturalmente, levanta a questão: a origem do enoquiano é sobrenatural ou humana? Embora a maioria dos estudiosos argumente que Kelley enganou Dee e criou o próprio enoquiano, eu creio que houve pelo menos alguma influência sobrenatural. Kelley frequentemente não entendia o que estava acontecendo. Muitas vezes ele fazia perguntas aos anjos sobre alquimia, as quais eles não queriam responder. Kelley sabia pouco latim e não sabia grego. Em uma ocasião, ele manteve uma longa conversa em grego, que ele não entendia. Em outra, ele criou um acróstico latino complexo, algo difícil de se fazer com uma língua que não se conhece bem. Além disso, as informações frequentemente canalizadas pelos anjos eram heréticas até um grau não visto durante centenas de anos; teria feito com que ambos os homens fossem mortos se tivessem sido descobertos, e não havia nenhum benefício para Kelley em fingir tal heresia.

Por outro lado, os primeiros rascunhos de alguns diagramas haviam sido encontrados em sua pessoa por Dee. Kelley os explica com fracas desculpas. Os anjos também falavam em latim ruim, quando falavam em latim. Eles também se contradizem e, em vários lugares, dão previsões manifestamente erradas. Muitas vezes, eles jogam até com a paranoia de Dee.

Dee, no entanto, não era completamente crédulo. Ele questionou os anjos sobre suas contradições, e exigiu a confirmação independente de muitas alegações. A circunstância mais incomum foi quando os anjos exigiram que Dee e Kelley trocassem de esposas. Escrevi em outro lugar que não pensei que eles o tivessem feito; agora mudei de ideia. Depois de examinar o material de origem, acho que há alguma referência velada à troca. Esta pode ter sido a tentativa da perversão de Kelley, também pode ter sido um estratagema dos anjos. Mesmo que o enoquiano tenha vindo de uma de suas mentes, são mentes quem podem criar algo muito complexo e ainda assim consistente. Mesmo as inconsistências na gramática não negam a memorização cuidadosa que um embuste implicaria. Um tal embuste daria mais trabalho do que conseguir uma troca honesta! E considerando que nem Dee nem Kelley jamais ganharam dinheiro, tanto quanto podemos dizer, com o enoquiano, teria sido um embuste elaborado com muito esforço por pouco ou nenhum ganho material. Dee até trancou a maior parte de suas notas, para evitar ser julgado por heresia. Essa dificilmente é a maneira de engendrar uma trapaça.

Referências:

[1]. Donald Tyson, Enochian Magic for Beginners: The Original System of Angel Magic. Woodbury, MN: Llewellyn, 2005.

[2]. Tyson, Enochian Magic for Beginners: The Original System of Angel Magic.

De Magic, Power, Language, Symbol, de Patrick Dunn.

***

Fonte: The Invention or Discovery of Enochian. The Lllewellyn’s Journal

COPYRIGHT (2010). Llewellyn Worldwide, Ltd. All rights reserved.

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/enoquiano/a-invencao-ou-descoberta-do-enoquiano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *