Conta a lenda que, antes de partir da Terra para a Eternidade, Buda convidou todos os animais para uma festa de Ano Novo. Só que apenas doze animais compareceram: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o galo, o cão e o javali.
Para agradecê-los, Buda ofereceu a cada animal um ano, de acordo com a ordem de chegada dos convidados. Assim, cada ano lunar passou a pertencer a um animal, e as pessoas nascidas no período por ele regido herdam características inerentes à essência de seu caráter.
Assim, os nativos de Rato são curiosos, os de Serpente são fascinantes e misteriosos, os nativos de Cão são fiéis, etc.
O Narrativa do Horoscopo Chines
Abaixo segue as principais características e quadro astral de cada um dos signos chineses
Rato (Zi)
O primeiro ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Rato (Zi). As características mais marcantes dos nativos desse signo são o pioneirismo, o espírito de liderança, a curiosidade e o senso estratégico. Sociável e ativo, o nativo de Rato tem facilidade para estabelecer contatos com pessoas novas e adora ocupar o centro das atenções. Além disso, sabe cultivar os relacionamentos, com sua amabilidade e inteligência sutil. Costuma se apaixonar com facilidade e não poupa elogios ao objeto de sua veneração. Porém, a fidelidade não é seu forte, e provavelmente ele vai ter muitos casos de amor ao longo de sua vida. Está sempre ocupado com novos projetos e se dedica incansavelmente à luta pelo crescimento profissional e pela melhoria financeira. Gosta de enfrentar desafios, pois adora saborear o gostinho da vitória.
Quadro astral do Rato
Classificação chinesa: Zi, o iniciador
Signos complementares: Dragão e Macaco
Signo oposto: Cavalo
Palavra-chave: Começo
Desafio: Realizar seus projetos
Boi (Chou)
O segundo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo Boi (Chou). Forte e persistente, alcança seus objetivos graças a muito empenho e trabalho duro. Ponderado ao extremo, demora a tomar decisões, mas raramente se arrepende de seus atos. É conservador e tem enorme resistência a tentar coisas novas ou a aceitar mudanças em sua vida. Desde criança, revela-se responsável, equilibrado e submisso às regras e aos superiores hierárquicos. E, embora não persiga o poder, acaba alçando boas posições sociais, pois seus esforços são reconhecidos. Seu jeito inflexível às vezes prejudica sua vida social. Seus desafios são desenvolver a tolerância e aprender a conviver com as diferenças.
Quadro astral do Boi
Classificação chinesa: Chou, o forte
Signos complementares: Galo e Serpente
Signo oposto: Carneiro
Palavra-chave: Persistência
Desafio: Vencer os obstáculos materiais
Tigre (Yin)
O terceiro ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo Tigre (Yin). O nativo de Tigre é dotado de coragem e senso de justiça. Não tolera abusos e costuma lutar pelos interesses dos mais fracos, podendo participar de grupos de defesa da natureza ou em favor dos direitos das minorias. Seu caráter é uma combinação de timidez e valentia, paixão e integridade. É eloqüente e nunca se retrai diante das controvérsias. Na verdade, adora uma boa polêmica, pois sempre consegue convencer os outros a seguirem suas idéias. Fascinante, cativante e entusiasmado, é o tipo de pessoa que se destaca em qualquer meio. Pode ser premiado por alguns “golpes de sorte”, ganhando somas inesperadas de dinheiro, vencendo concursos ou arranjando soluções para quaisquer problemas.
Quadro astral do Tigre
Classificação chinesa: Yin, o idealista
Signos complementares: Cavalo e Cão
Signo oposto: Macaco
Palavra-chave: Objetivo
Desafio: Perseguir seus sonhos de forma realista
Coelho (Mao)
O quarto ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo Coelho (Mao). Os nativos desse signo são extremamente diplomáticos: dão mil voltas numa situação até obter os resultados que desejam. Não confiam nas pessoas com facilidade e podem tornar-se solitários por opção. Aparentam serenidade, autoconfiança e sofisticação, mas no fundo são bastante ambiciosos e nunca deixam de lutar pelas coisas que querem. Graças ao seu notável jogo de cintura, as pessoas que nascem sob o signo de Coelho raramente cultivam inimizades e conseguem se sair bem das mais diversas situações. São estudiosas e é provável que se interessem pelo ramos das artes. Nunca se precipitam e por isso mesmo costumam ser bem-sucedidas em todos os seus projetos.
Quadro astral do Coelho
Classificação chinesa: Mao, o conformista
Signos complementares: Carneiro e Javali
Signo oposto: Galo
Palavra-chave: Sensibilidade
Desafio: Manter em equilíbrio a razão e a emoção
Dragão (Chen)
O quinto ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Dragão (Chen). Idealista, criativo e entusiasmado, o nativo deste signo é dotado de notável poder de liderança e consegue contagiar aqueles que o cercam com sua alegria e vitalidade. Graças ao seu poder de persuasão, quase sempre atinge seus objetivos. Também costuma se revelar responsável e, desde muito jovem, aprende a arcar com as conseqüências de seus atos. Mas isso não o torna uma pessoa ponderada: ele prefere correr riscos a levar uma existência morna. É generoso e benevolente, mas espera ser recompensado por seus gestos. Nas amizades, exige lealdade e dedicação. Quando descobre que foi traído ou prejudicado por alguém, pode ter reações explosivas e até violentas, mas em algumas ocasiões consegue se controlar.
Quadro astral do Dragão
Classificação chinesa: Chen, o visionário
Signos complementares: Rato e Macaco
Signo oposto: Cão
Palavra-chave: Ideal
Desafio: Realizar seus sonhos
Serpente (Si)
O sexto ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Serpente (Si). O senso de estratégia é seu ponto forte. Cada um de seus passos é cuidadosamente planejado – por isso, costuma ter sucesso em seus empreendimentos. Os nativos desse signo mantêm um ar misterioso que os torna absolutamente fascinantes, sobretudo para o sexo oposto. Ambição, sabedoria, habilidade para extrair o melhor de cada situação, dignidade e calma são seus mais importantes atributos. Dotada de um certo ceticismo, a pessoa que nasce sob o signo de Serpente não se impressiona com facilidade e não se entusiasma com inovações ou promessas de mudança. Tem natureza introspectiva, mas valoriza as amizades verdadeiras. É organizada, sensata e inteligente.
Quadro astral do Serpente
Classificação chinesa: Si, a estrategista
Signos complementares: Boi e Galo
Signo oposto: Javali
Palavra-chave: Sutileza
Desafio: Não abusar dos próprios encantos
Cavalo (Wu)
O sétimo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Cavalo (Wu). Aventura é a palavra-chave do nativo deste signo, que tem verdadeira sede de liberdade. Ousado, impetuoso, impulsivo e independente, ele vive com pressa. É movido por uma tal sede de emoção que parece estar sempre em brusca de algo mais. Ele aprecia as experiências estimulantes, as grandes novidades, e acha muito difícil agir de maneira sutil ou controlada. Geralmente segue o que o coração dita, mesmo sabendo que corre o risco de se arrepender. A pessoa nascida sob este signo desperta admiração por sua honestidade e franqueza. Entretanto, é bom que não exagere na sinceridade, ou acabará dizendo coisas que podem ferir e ofender. O raciocínio do nativo de Cavalo é ágil, mas talvez ele não seja capaz de fazer análises profundas. É desprendido, alegre e sedutor.
Quadro astral do Cavalo
Classificação chinesa: Wu, o aventureiro
Signos complementares: Tigre e Cão
Signo oposto: Rato
Palavra-chave: Ação
Desafio: Levar seus projetos até o fim
Carneiro (Wei)
O oitavo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Carneiro (Wei), que tem a paz e a harmonia como seus principais atributos. Tranqüilo, compreensivo e sensível, ele é o tipo de pessoa com quem vale a pena lidar e conviver. Os amigos apreciam sua conduta e freqüentemente recorrem aos seus sábios conselhos. O problema do Carneiro é o fato de ser muito influenciável. Magoa-se com facilidade e não tolera ser pressionado, o que pode prejudicar sua vida profissional. Mas isso não significa que ele tenha poucas chances de ser bem-sucedido: engenhoso, o Carneiro sempre encontra meios de fazer alguma coisa interessante e ganhar dinheiro. Avesso a mudanças, esse nativo sentimental não se sente à vontade em situações que ofereçam doses excessivas de risco ou aventura. É disciplinado e faz questão de cuidar bem da própria saúde.
Quadro astral do Carneiro
Classificação chinesa: Wei, o pacificador
Signos complementares: Javali e Coelho
Signo oposto: Boi
Palavra-chave: Diplomacia
Desafio: Adaptar-se às novidades
Macaco (Shen)
O nono ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Macaco (Shen), que tem os atributos da inovação, da energia criativa, da curiosidade e da independência. A versatilidade e o talento para se expressar também são qualidades inerentes a este nativo, cuja personalidade inquieta e fascinante o instiga a estar sempre em busca de novos desafios. Em geral, as pessoas nascidas sob este signo nutrem vivo interesse pela informática, pois apreciam a modernidade e se deixam seduzir pela idéia de transpor todos os limites. Os pontos negativos do caráter do Macaco ficam por conta da imaturidade e da tendência a agir de forma astuciosa, valendo-se de métodos nada ortodoxos para atingir seus objetivos. É importante, portanto, que as pessoas do signo de Macaco cultivem um procedimento ético e procurem agir sempre com honestidade.
Quadro astral do Macaco
Classificação chinesa: Shen, o inovador
Signos complementares: Rato e Dragão
Signo oposto: Tigre
Palavra-chave: Pioneirismo
Desafio: Lidar com a rotina
Galo (You)
O décimo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Galo (You). Suas principais qualidades são a eficiência, o acentuado senso de responsabilidade, a disciplina, a autoconfiança, a seriedade, a disposição para construir e realizar, além de uma inegável coragem frente às adversidades. O nativo deste signo costuma ser crítico e exigente, cobrando demais de si mesmo e também dos outros. Tem uma mente ágil e habilidade para se expressar. Por isso, ele sempre faz questão de ressaltar as próprias proezas. O aspecto negativo da pessoa nascida sob o signo de Galo é a arrogância, pois ela tem plena consciência de seu próprio valor e chega a ser impiedosa com o resto do mundo. Também pode se mostrar inflexível, apegada demais a idéias e valores, o que dificulta sua vida nos momentos em que se faz necessário um pouco mais de versatilidade.
Quadro astral do Galo
Classificação chinesa: You, o coordenador
Signos complementares: Boi e Serpente
Signo oposto: Coelho
Palavra-chave: Eficiência
Desafio: Aprender a fazer concessões
Cão (Xu)
O décimo-primeiro ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Cão (Xu). A pessoa nascida sob este signo é leal, companheira, autêntica, devotada, racional, valente, modesta e íntegra. Defende com unhas e dentes as coisas e as pessoas que lhe são caras. Não tolera distúrbios e chega a ser inflexível quando se trata de defender a obediência a certas regras. É muito difícil conquistar a confiança do nativo de Cão, mas, depois que isso acontece, pode-se contar com seu apoio incondicional e sua fidelidade. Nobre, honesto, verdadeiro, o Cão sempre coloca seus valores e suas convicções em primeiro lugar. Seus relacionamentos costumam ser firmes e duradouros. Os pontos negativos de sua personalidade ficam por conta da atitude defensiva – ele é reservado e custa a se soltar – e da tendência a agir de maneira preconceituosa.
Quadro astral do Cão
Classificação chinesa: Xu, o protetor
Signos complementares: Tigre e Cavalo
Signo oposto: Dragão
Palavra-chave: Lealdade
Desafio: Libertar-se e não se reprimir
Javali (Hai)
O décimo-segundo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Javali (Hai). A generosidade é a característica mais marcante da pessoa nascida sob este signo. Ela faz o que pode para ajudar as pessoas queridas e está sempre aberta para ouvir os problemas dos outros e oferecer conselhos. É bondosa, amorosa e nutre uma profunda necessidade de se sentir aceita. Aliás, para conquistar o afeto dos outros, ela chega a fazer sacrifícios e a passar por cima dos próprios interesses. Ao mesmo tempo, o Javali tem também um lado ávido e egoísta, que preza demais os bens materiais e os prazeres, em todas as suas formas – o sexo, o conforto, a boa mesa… Apesar do seu coração puro e quase infantil, o nativo de Javali pode revelar uma faceta negativa, caracterizada pelo espírito de vingança e pela dificuldade em aceitar as limitações impostas pela vida.
Quadro astral do Javali
Classificação chinesa: Hai, o unificador
Signos complementares: Coelho e Carneiro
Signo oposto: Serpente
Palavra-chave: Generosidade
Desafio: Controlar as paixões
Postagem original feita no https://mortesubita.net/asia-oculta/introducao-a-astrologia-chinesa/