A Fé Baha’i – Em Busca da União Mundial

A Fé Baha’i não é uma seita do Islã, mas é um ramo da religião Babi, um grupo na Pérsia (hoje Irã) que se separou do ramo xiita do Islã em 1844. O líder dos Babis foi Mirza ‘Ali Mohammad de Shiraz, que se proclamou o Bab (“o Portão”) e o imam-mahdi (“líder corretamente guiado”) da linha de Muhammad. Ele foi executado pelas autoridades persas em 1850. Em 1863, Mirza Hoseyn Ali Nuri, um membro proeminente do grupo Babi, “declarou-o a si mesmo como ‘Aquele que Deus fará manifesto’, a quem o Bab tinha predito”. Ele também tomou o nome de Baha’ Ullah (“Glória de Deus”) e formou uma nova religião, a fé Baha’i.

Baha’ Ullah foi banido da Pérsia e foi eventualmente aprisionado em Acco (hoje Acre, Israel). Lá ele escreveu sua obra principal, al-Kitab al- Aqdas (O Livro Santíssimo), e desenvolveu a doutrina da fé Baha’i em um ensinamento compreensivo. Na morte de Baha’ UIlah, a liderança da religião recém-fundada passou para seu filho ‘Abd ol-Baha’, depois para seu bisneto, Shoghi Effendi Rabbani, e em 1963 para um órgão administrativo eleito conhecido como a Casa Universal de Justiça.

Os Baha’is acreditam que Deus se revelou ao homem por meio de “Manifestações Divinas”, incluindo Abraão, Moisés, Krishna, Zoroastro, Buda, Jesus, Muhammad, o Bab, e Baha’ UIlah. Eles acreditam que estes mensageiros foram fornecidos para guiar a humanidade através de um processo evolutivo no qual o aparecimento do Bab iniciou uma nova era para a humanidade. Os Baha’is dizem que até hoje sua mensagem é a mais completa revelação da vontade de Deus e que é o principal instrumento dado por Deus que tornará possível a unidade do mundo.

Um dos preceitos básicos dos Baha’is é “que todos as grandes religiões do mundo são de origem divina, que seus princípios básicos estão em completo harmonia”. Eles “diferem apenas nos aspectos não essenciais de suas doutrinas”.

As crenças da Fé Baha’i incluem a unicidade de Deus, a imortalidade da alma, e a evolução (biológica, espiritual, e social) da humanidade. Por outro lado, eles rejeitam o conceito comum de anjos. Eles também rejeitam a Trindade, o ensinamento da reencarnação do hinduísmo, a queda do homem da perfeição e do resgate subsequente através do sangue de Jesus Cristo.

A irmandade dos homens e a igualdade das mulheres são características importantes da crença Baha’i. Os Baha’is praticam a monogamia. Pelo menos uma vez por dia, eles rezam qualquer uma das três orações reveladas por Baha’ Ullah. Elas praticam o jejum do nascer ao pôr-do-sol durante os 19 dias do mês Baha’i de ‘Ala, que cai em março. (O calendário Baha’i consiste de 19 meses, cada um tendo 19 dias, com certos dias intercalares).

A fé Baha’i não tem muitos rituais definidos, nem tem clero. Qualquer pessoa que professa fé em Baha’ Ullah e aceita seus ensinamentos pode ser inscrita como membro. Eles se reúnem para adoração no primeiro dia de cada mês Baha’i.

Os Baha’is veem a si mesmos como tendo a missão da conquista espiritual do planeta. Eles tentam difundir sua fé através de conversas, exemplos, participação em projetos comunitários e campanhas de informação. Eles acreditam na obediência absoluta às leis do país em que residem e, apesar de votarem, se abstêm de participar da política. Eles preferem deveres como não-combatentes nas forças armadas quando possível, mas não são opositores de consciência.

Como religião missionária, a Fé Baha’i têm experimentado um rápido crescimento nos últimos anos. Os Baha’is estimam que existem quase 8.000.000 de crentes no mundo inteiro, embora a matrícula real de adultos na fé seja atualmente um pouco mais de 3.800.000.

Texto adaptado, revisado e enviado por Ícaro Aron Soares.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/sociedades-secretas-conspiracoes/a-fe-bahai-em-busca-da-uniao-mundial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *