Angeologia contra visão piedosa dos anjos

Por Robson Bélli

Apesar de não considerar um estudo sério uma angeologia fora das religiões Abraãmicas, pois, o termo anjo, vem de “Angelos” do grego (ἄγγελος) mensageiro, que nada mais é que uma tradução do termo hebraico “Malach” (מלאך) mensageiro, é necessário dizer que o conceito como entendemos anjos já existia em outros povos e culturas anteriores, e que criaturas com nomes diferentes (em função da cultura e religião local) muito semelhante a anjos já eram citadas muito antes das religiões Abraãmicas, se formarem como as religiões que conhecemos hoje como judaísmo.

No continente africano, mais precisamente no Golfo da Guiné, de onde a ciência acredita que a humanidade tenha tido seu inicio, o conceito de mensageiro divino já existia e ele era conhecido como “Exu” (Èṣù).

No Egito, mas ainda na África, o livro de Amduat (datado de aproximadamente 1479 a.C.) contém uma lista de seres espirituais que serviriam como mensageiros das divindades egípcias, estes seres não possuem critérios de moralidade fixos, e seguem apenas a sua natureza e as suas funções cosmológicas. Porém alguns destes seres estariam mais alinhados com uma preservação da justiça e da verdade “Maat” (deusa da ordem e da harmonia), enquanto outros seriam mais representantes dos poderes caóticos “Isfet”[1].

Para os Yazidis[2] (região da Síria, apenas à 4 dias a camelo/cavalo de Jerusalem), a ideia é a de que Deus haveria criado sete arcanjos nos sete dias da semana[3], que ficariam responsáveis por moldar o mundo e fornecer ao homem as partes de seu coro. Seu mestre é “Melek[4] Taus”, o Pavão Cósmico, que incorpora o bem e o mal e não teria aceitado se curvar perante os humanos, mesmo tendo fornecido a eles o sopro da vida, ou a alma. Melek Taus também ensinou 72 línguas[5] aos 72 filhos e às 72 filhas de Adão, que posteriormente fundaram os povos da Terra.

Já no Zoroastrismo (uma religião de aproximadamente 1750 a.C), os Amesha Spentas são os seres celestiais de maior poder, presidindo sobre aspectos gerais da natureza ou setores da divisão energética do Cosmos; seriam similares ao que conhecemos como arcanjos. Os Arda Fravash seriam similares a anjos-da-guarda[6], existindo individualmente um para cada pessoa e presidindo sobre sua alma. É citado que após a morte os seres-humanos de boa índole se tornariam um só com seus Fravashis, como manifestação de sua Verdadeira Vontade. Estes por sua vez protegem todos os seres humanos da divindade maligna Druj,  Já os Yazads seriam “anjos” mais gerais que regem aspectos da natureza, virtudes humanas ou elementos mentais e espirituais. É sabido que os Persas prestavam culto aos principais Yazads, que seriam os do sol, da lua e das estrelas, e geralmente seus nomes são simplesmente variações dos nomes dos aspectos que regem.

Agora que já vimos bastante de culturas anteriores as culturas Judaico, cristãs e islâmicas, vamos falar deste conceito de anjo dentro de cada uma das tradições, o judaísmo define anjo da seguinte maneira: מַלְאָךְ‎, Malach ou “mensageiro” é um ser espiritual que serve de elo transmissor entre o homem e o Criador. Sua existência é denotada em vários trechos dos textos hebraicos em diversos textos da literatura rabínica e do folclore judaico. Alguns anjos são citados por nome, até mencionados em excertos da liturgia religiosa, e também servem de protetores da humanidade e das pessoas individualmente. São entes inteligentes mas vinculados, subservientes e dependentes do poder Divino, que podem assumir diversos tipos de tarefas, que, aos olhos humanos, podem ser boas ou más[7].

Segundo a crença hebraica, a divindade (YHVH) é o ser perfeito em unicidade, ou seja, somente há um Deus, logo anjos não são deuses e não devem ser adorados. Ou, de outro modo, a deidade é a unidade perfeita, sem medidas, divisões, composições, partes ou qualquer outro aspecto dimensional: um conceito que a mente humana, devido à imperfeição da carne, é incapaz de abstrair e/ou conceber satisfatoriamente. O Criador é um.

A crença hebreia também ensina que cada aspecto do mundo existe somente em razão da vontade Divina, mesmo uma folha gramínea não cresce ou fenece, que não seja de conhecimento e permissão do Criador. Então, são os anjos que fazem com que o desejo do Criador seja executado no mundo, pelo que assumem as mais diversas tarefas. Essa, sua finalidade, podendo haver anjos encarregados até de certos aspectos, como os anjos do nascimento e da morte.

Conforme acreditam os Judeus e por consequência os cabalistas, na Tanach, os anjos não foram criados com livre-arbítrio, e, portanto, são naturalmente incapazes de se rebelarem contra o CRIADOR:

“Bendizei ADONAI, ó vós que sois Seus anjos, valorosas criaturas que ouvem e cumprem Sua palavra. Bendizei ADONAI, ó vós que sois Suas hostes, Seus servos, cumpridores de Sua vontade.”

“Uma torrente de fogo corria à sua frente de Deus; milhares de milhares o serviam, e dez vezes mais servidores se postavam à sua frente.”

− Tehilim (Salmos) 103:20 e 21; Daniel 7:10

Segundo os cristãos podemos observar o seguinte ensinamento de Jesus: Não são porventura todos eles (os anjos) espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14”

Correntes religiosas mais modernas como o Protestantismo (Evangelicos em geral) tem muitas divergências e uma infeliz visão piedosa dos anjos decorrente da estória da queda dos anjos, e essa ideia além de torpe é uma heresia e distorção atual, provinda de pouca fundamentação histórica e estudo do conceito básico apresentado por suas raízes religiosas.

No Islão, acredita-se que os ملك malak são seres celestiais, criados a partir de uma origem luminosa por Deus. Eles têm funções diferentes, incluindo louvar a Deus nos céus, interagir com a vida cotidiana dos seres humanos e cumprir leis da natureza. O Islão reconhece o conceito de anjos como antropomórfico e abstrato. A crença nos anjos é um dos seis artigos de fé no Islã. O Alcorão é a principal fonte do conceito islâmico de anjos, mas características mais extensas dos anjos aparecem no hádice, literatura Mi’raj, teologia islâmica e filosofia islâmica. Os anjos diferem de outras criaturas espirituais em sua atitude como criaturas da virtude, em contraste com demônios impuros e gênios moralmente ambivalentes.

Contudo é importante mostrar uma questão aqui do islã, o mesmo tem o conceito de Deus como o senhor do bem e do mal, “Allah realiza o que Ele faz [dentro dos corações] controlando anjos e demônios, estando ambos sob o poder de Sua onipotência em virar os corações, assim como seus dois dedos, por exemplo, estão totalmente sob seu controle ao virar objetos” (Ihya ulum al-din (4), 3,24).

Portanto vemos que com excessão dos protestantes todo o restante reconhece que anjos podem fazer tanto o bem quanto o mal dependendo apenas de serem ordenados por Deus ou pelos homens que fazem uso do nome de Deus, portanto se voce estuda angeologia como meio de se aperfeiçoar no caminho da magia, esqueça a visão piedosa dos anjos, deixe isso para os evangélicos…

Notas:

[1] Caos, injustiça ou violência, note a semelhança com a ideia do grego de Daemon como um ser que pode ser “bom” Aghatodaemon (espirito da ordem) ou “mau” Cacodaemon (espirito caótico/entrópico)

[2] Grupo étnico e religioso que existe desde aproximadamente 1000 a.C.

[3] Ideia muito comum a magia cerimonial até os dias de hoje.

[4] Notar a similaridade do nome Melek com Malach do hebraico

[5] Vide virga aurea (artigo do mortesúbita)

[6] Também ao conceito grego de um daemon pessoal.

[7] Luzzatto, Moshe Chaim (2002). O caminho dos justos. São Paulo: Sefer. p. 10, & Maimônides, Moisés (2003). O guia dos perplexos. parte 2. Traduzido por Uri Lam. São Paulo: Landy. p. 79


Robson Belli, é tarólogo, praticante das artes ocultas com larga experiência em magia enochiana e salomônica, colaborador fixo do projeto Morte Súbita, cohost do Bate-Papo Mayhem e autor de diversos livros sobre ocultismo prático.

Postagem original feita no https://mortesubita.net/enoquiano/angeologia-contra-visao-piedosa-dos-anjos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *